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O que Recrutadores e Empregadores desejam ver no seu Currículo




Empregadores desejam ver as suas REALIZAÇÕES, os RESULTADOS DO SEU TRABALHO e os RESULTADOS QUE VOCÊ ENTREGA, não suas longas listas de tarefas.

 

MAS O QUE SÃO REALIZAÇÕES E RESULTADOS?

 

  • Comece a pensar em como você criou algo novo e qual foi o impacto.

  • Talvez você tenha feito algo que economizou dinheiro ou tempo. 

  • Você adicionou um processo ou sistema que melhorou a produtividade.

 

Esses são alguns dos tipos de resultados que eles desejam conhecer e ver em seu currículo.

 

Use essa fórmula para escrever sobre suas experiências profissionais:

 

Suas AÇÕES = Seus RESULTADOS

 

Pergunte a si mesmo:

  • Qual foi o problema original?

  • Quais foram minhas ações para resolver esse problema?

  • Quais foram os resultados alcançados? Quantifique suas realizações. Observe se você economizou tempo ou dinheiro, ganhou dinheiro ou criou algo novo. Os números podem ser muito impressionantes, então tente obter os valores reais economizados ou uma estimativa aproximada. Você sempre pode discutir o resultado usando um aumento ou diminuição percentual. Nem tudo que você faz pode ser quantificado, mas talvez possa ser qualificado.

  • Anote a conquista mais impressionante naquele trabalho, escreva um resumo de resultados sobre isso e destaque no seu currículo. Seja suscinto.

 


ALGUNS EXEMPLOS DE RESULTADOS:

 

Veja como é claro entender rapidamente o que a pessoa fez e como a empresa se beneficiou com suas ações.

 

  • Projetamos uma ferramenta aprimorada que reduziu o trabalho de instalação da planta. Resultados salvos em mais de 100 horas.

  • Liderança do projeto da equipe envolvendo um redesenho complexo do produto. Colaboração com diversas partes interessadas, teste de novos designs, finalização da solução e gestão da implementação. Economia de R$ 2,5 milhões.

  • Criação de novo curso de treinamento em gerenciamento de mudanças. Treinamento e instrução para mais de 500 funcionários em toda a empresa.

  • Negociação de contrato com fornecedor, reduzindo o preço. Economia de mais de R$ 100 mil.

  • Treinamento de 12 novos colaboradores na utilização de equipamentos e softwares.

  • Participação no desenvolvimento de novas estratégias, processos, programas e políticas que melhoraram a cultura de trabalho dos funcionários. Redução da rotatividade de funcionários em 40%.

  • Líder da iniciativa de redução de custos. Obtenção de novos materiais e nova cadeia de suprimentos para materiais naturais. Economia de R$ 20 milhões.

  • Criação e desenvolvimento da campanha de marketing para lançamento de novos produtos, incluindo site, SEO, conteúdo, criação e depoimentos em vídeo.

  • Colaboração com os gerentes para agilizar o processo de vendas da empresa do início à instalação. Implementação de inúmeras melhorias no processo. As vendas triplicaram para R$ 30 milhões.

  • Autoria de um novo manual de treinamento de liderança para gerentes iniciantes.

 

 

ALGUMAS IDEIAS PARA AJUDAR VOCÊ A DEFINIR SEUS RESULTADOS:

 

Você fez...?

 

·       Melhorias de processos/sistemas

·       Aumento de produtividade

·       Melhoria de projeto

·       Economia de tempo

·       A empresa salvar $$

·       A empresa ganhar $$

·       Desenvolvimento/criação de algo novo

·       Solução de um problema-chave – defina o problema, a solução e os resultados alcançados

·       Criação de novo programa

·       Melhorias políticas

·       Desenvolvimento de novas políticas

·       Criação de melhores práticas

·       Maior retenção ou satisfação dos funcionários

·       Melhor cultura de trabalho

 


DICA: Sempre que possível, use números, valores, percentuais, estatísticas!

 

INSERINDO OS RESULTADOS NO SEU CURRÍCULO

 

Em cada cargo que você ocupou, liste primeiro suas realizações mais significativas. Após essa declaração, poste sua próxima contribuição mais importante. Repita esse processo até terminar essa função.

 

Algumas ações, como a criação de um novo manual do funcionário, são realizadas e não requerem nenhum outro quantificador.

 

Adicionar números ajuda a mostrar o quão importante é uma função. Por exemplo, supervisionar 2 pessoas é uma função menor do que supervisionar 40 subordinados diretos e indiretos.

 

Você pode editar e reduzir históricos de trabalhos mais antigos. Os empregadores se preocupam mais com as experiências mais recentes. Concentre-se nessas.

 

Elimine descrições de trabalho não essenciais. Concentre-se em mostrar a progressão e o conjunto de habilidades para o nível do trabalho que você deseja agora.

 

Em trabalhos com mais de dez anos, liste apenas as suas realizações mais impressionantes.




Cris Moutella

Especialista em Carreira, Autora e Palestrante

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