top of page

Blog

Você está disposto a melhorar sua realidade?



A taxa de desemprego no país não decorre apenas da pandemia ou de uma crise recente. Mesmo as #vagas disponíveis, algumas até com bons salários e benefícios atrativos, parecem não ser suficientes para as empresas conseguirem os #profissionais necessários.


Sobram vagas, faltam profissionais e o número de #desempregados é gigantesco. Existem alguns motivos para a conta não fechar:



FALTA DE #QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


A formação não prepara os jovens para o mercado de trabalho. Cursos técnicos amenizam o problema, mas precisariam suprir a qualificação necessária em qualidade e quantidade de mão-de-obra.


Iniciativas de empresas e projetos privados de #formação de futuros colaboradores resolvem o problema pontualmente e ainda escancaram as deficiências do #ensino brasileiro.


Grande parte dos milhões de desempregados não atendem aos requisitos exigidos pelas vagas.




#EDUCAÇÃO BÁSICA ABAIXO DO ESPERADO


É assustador o cenário das consequências, com inúmeros profissionais no mercado apresentando conhecimentos abaixo do aceitável em intepretação de texto, escrita correta na língua portuguesa, pensamento lógico e matemática básica.

O número de brasileiros com hábito de leitura e aprendizado contínuo é inexpressivo.



CONFORMISMO


Além da questão cultural, social e política, temos um desânimo generalizado na população que não luta por uma vida melhor. Encontra ofertas de formação ou mudança, mas não tem interesse.

Não somente esses, mas também os que estão #empregados, frequentemente declinam de #oportunidades de desenvolvimento da #carreira.


Deixam de evoluir profissionalmente por não se dedicarem a um aprendizado e #melhoriacontínua. Priorizam bens e lazer e esquecem de #investir no #futuro, correndo sério risco de entrarem nas estatísticas do desemprego.



MUDAR É POSSÍVEL!


Todos os dias estou no #LinkedIn divulgando oportunidades de #mudança na carreira, dicas de melhorias profissionais, #cursosgratuitos e vagas. Mas uma pessoa só muda SE e QUANDO quiser.

Atendo todos. Uns conseguem sucesso, outros não saem do lugar. Essa diferença determina claramente quem está disposto e quem não.


Espero que 2021 termine com mais pessoas dispostas a mudar essa #realidade.



QUER MELHORAR DE VERDADE?







Gostou do artigo? Deixe seu comentário.



Cris Moutella

Mentora, Consultora de Carreira e Marca Pessoal. LinkedIn Influencer. Inspirando e Transformando pessoas. Ajudo você em todas as etapas da sua vida profissional. Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.




É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.



bottom of page