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Um currículo para chamar de seu


Seu currículo é o instrumento que você tem para representar toda sua vida profissional perante quem vai decidir se você merece ou não participar de um processo seletivo.


Você tem que ter muito orgulho dele, assim como tem de si mesmo!


Uma parte de você precisa andar junto com seu CV. Um tanto da sua energia precisa passear entre as suas palavras, para que você esteja, de certa forma, presente.


Tudo o que você construiu e toda garra do que é capaz de fazer tem que estar ali, mostrando que você é a pessoa certa para aquela vaga.


Considere seu currículo a chave de uma porta, o toque da sua mão, o seu olhar. A primeira senha para passar pelo processo de ser selecionado em um banco de talentos, uma pasta de e-mails, por um recrutador ou headhunter.


Com tamanha importância, o currículo não pode ser feito de qualquer jeito. Não basta contar a sua história, mas COMO contá-la fará muita diferença.


Além de ter o perfil adequado para a vaga, você precisa saber apresentar suas qualificações e competências. Em alguns segundos, tem que convencer o recrutador de que você é, possivelmente, a pessoa certa para aquela função. Valorize seu currículo, mostre quem você é e do que é capaz.


CABEÇALHO


  • Comece seu CV com seu nome destacado, seguido de seu objetivo. Se estiver respondendo a uma vaga, seu objetivo deve ser o nome da vaga em questão. Se não for para uma vaga específica, escreva o nome dos cargos e funções do seu interesse.

  • Em seguida, informe telefone com ddd, cidade e estado. Em cidades como São Paulo, o bairro também pode ser importante.

  • Inclua seu e-mail e perfil LinkedIn, se tiver.

  • Endereço completo e documentos só quando pedirem.

  • Nada de estado civil, data de nascimento, idade ou foto, a não ser que sua profissão exija.


Exemplo de cabeçalho:

Cristina Moutella
TREINAMENTOS - PALESTRAS - CURSOS

(99) 99999-9999 - Fortaleza, CE
contato@crismoutella.com.br  
br.linkedin.com/in/crismoutella


RESUMO

Uma das partes mais importantes do seu currículo é o Resumo. Fica logo no início e apresenta as informações mais relevantes sobre você. Se quem estiver lendo não gostar, grande chance de seu currículo ser descartado sem ser lido até o final.


É aqui que você tem os famosos 6 segundos de atenção de quem está lendo.


Se não "fisgar" o interesse no Resumo, nada mais será lido e seu currículo estará fora do processo seletivo.



  • Resuma suas principais experiências profissionais. Foque nos resultados entregues, o que você fez pelas empresas e que foram pontos altos na sua carreira.

  • Destaque ações e resultados numéricos. Não perca tempo detalhando tarefas ou responsabilidades.

  • Cite as principais conquistas, prêmios e reconhecimentos.

  • Não esqueça dos seus talentos, conhecimentos técnicos, de informática e idiomas que domina.

  • Cada experiência que você possui e mostra que realmente tem é um diferencial em relação aos demais candidatos. O que valerá, no final, é se você tem o perfil que a empresa precisa. Como você não sabe qual é, precisa mostrar tudo o que tem.

  • Se tiver alguma experiência no exterior, inclua também.

  • Seu Resumo tem que ser atraente e engajado!

  • Utilize palavras relacionadas à sua carreira, profissão e trabalho, bem como às suas habilidades e competências. Você é encontrado através das buscas feitas por palavras chave que empresas, recrutadores e headhunters utilizam.



FORMAÇÃO

  • Relacione sua Formação (ensino médio ou técnico, graduação, especialização, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado), da mais recente para a mais antiga, informando o título, local e ano de conclusão.

  • Se estiver cursando, coloque o ano previsto de conclusão. Informe o ensino médio somente se essa for sua única formação.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


  • Detalhe sua experiência profissional, da mais recente para a mais antiga, colocando o cargo em destaque, o período e o nome da empresa.

  • Descreva sua experiência e atividades, sempre focando nos resultados e nas entregas. Elencar tarefas não é um diferencial e não vai vender os seus talentos.

  • Destaque os projetos em cada empresa: nome, problema, solução, resultados alcançados. Todos os projetos em que você participou são importantes. Diga como colaborou. Você estava lá, fez parte, contribuiu, vivenciou!Mostre as habilidades que possui e utilizou para alcançar os resultados. Não diga "sou criativo" ou "inovador". Mostre através de FATOS e DADOS.


  • Dê exemplos de conquistas, prêmios e reconhecimentos. Seja sempre suscinto, objetivo, claro, direto. Não é para contar toda história. É para passar informação suficiente para que quem está lendo goste do que leu e queira saber mais (chamar você para uma entrevista).

  • Não esqueça de utilizar as palavras chave relacionadas à sua profissão e às competências necessárias para exercê-la.

  • Pode se limitar aos últimos 3 cargos ou aos últimos 10 anos. Isso não é obrigatório, mas uma sugestão, para que seu currículo não vire uma tripa de experiências de muitos e muitos anos, muitas vezes nem relevante para a função que quer exercer no momento. Em outros casos, passa a ser relevante quando conta uma história assertiva de crescimento profissional. Use o bom senso.

  • Modelo de currículo: o mais simples, claro e legível possível. A não ser que você seja um artista gráfico.



CURSOS

  • Relacione cursos extracurriculares, workshops e palestras, em ordem decrescente de data, informando nome do curso, instituição onde fez e ano.

  • Procure listar aqueles relacionados ao cargo desejado, deixando de lado os que não agregam valor ao seu currículo ou à vaga que pretende ocupar (p. ex.: curso de kitesurf em currículo só justifica se a função a ser exercida tiver relação, direta ou indireta, com essa atividade esportiva).


Algumas certificações são importantes e devem ser destacadas em separado, de acordo com sua profissão e exigência do mercado, como o registro na OAB de um advogado, o CRM de um médico ou uma certificação SCRUM de um Gerente de Projetos. Nesse caso, cria-se o item CERTIFICAÇÕES logo após a FORMAÇÃO, para dar o devido destaque.


OUTRAS EXPERIÊNCIAS


Se você tiver outras experiências relevantes, como intercâmbio, viagens, voluntariado ou atividades paralelas que possam agregar valor ao seu currículo, aqui é o lugar de contar.


ATENÇÃO!


  • Se você não possui experiência ou é recém-formado, baseie seu currículo na sua formação, habilidades e competências. Mostre o seu potencial!

  • Se você tiver interesse em áreas/profissões distintas, faça currículos separados. Para se alcançar um objetivo, é preciso FOCO.

  • Enviar seu CURRÍCULO sem ter as qualificações exigidas pela vaga é perda de tempo!

  • Tente não passar de 2 páginas. Aprenda a resumir. Deixe para explorar mais no seu perfil LinkedIn.

  • Não minta. Você não conseguirá mentir por muito tempo. Vai se queimar à toa.

  • Não erre. Erros de português e de informação são imperdoáveis. Revise tudo, até o número do seu telefone. Informações erradas são fatais!

  • Envie seu currículo sempre em pdf. Mais elegante e seguro!


SEU CURRÍCULO NÃO É PANFLETO PUBLICITÁRIO


  • Dê valor ao seu currículo e não saia distribuindo por aí sem critério. A maioria vai jogar no lixo e você, definitivamente, NÃO É LIXO!

  • Envie somente para responder às vagas que você possui os requisitos e tem aderência. Ou entregue diretamente aos que solicitarem.

  • Siga empresas e pessoas que trabalham em empresas, ficando assim atento às vagas publicadas. Enviar o currículo assim que a vaga sair é uma vantagem competitiva. Enviar sem ter vaga, é desperdício de tempo e energia.

  • Empresas são feitas de pessoas e são elas que geram as vagas, não os robôs. Aumente e fortaleça sua rede de relacionamento e contatos.

  • Deixe sempre claro o que você está buscando, quem você é e o que faz, mas não se vitimize. Todos querem pessoas positivas em seus times.




Ajudo você a destacar seu currículo, melhorar sua carreira e atingir seus objetivos. Entre em contato.

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Cris Moutella

Consultora de Carreira, Desenvolvimento Profissional e Transformações Pessoais, Mentora, Instrutora e Escritora. Ajudo pessoas a se desenvolverem e se recolocarem no mercado através de autoconhecimento, protagonismo e marketing pessoal. Longa vivência e empatia nas Relações Humanas e na aplicação do Marketing e da Comunicação Digital nas diversas áreas de negócios. MBA em e-Business, Especialista em TI e Bacharel em Estatística. Artigos e livros publicados.

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