top of page

Blog

O que fazer para os recrutadores me encontrarem no LinkedIn?

Para começar, coloque-se no lugar deles. O objetivo dos recrutadores é encontrar profissionais com o perfil da vaga a ser preenchida, independente de estarem empregados ou não.

O seu objetivo é mostrar a eles que você tem capacidade e experiência, independentemente de estar trabalhando ou não.

O que os recrutadores procuram?

Existe uma vaga a ser preenchida, com requisitos técnicos e um perfil específico. A partir daí é feita uma lista de palavras-chave que serão utilizadas como filtros para encontrar profissionais com esse perfil em uma pesquisa no LinkedIn (ou qualquer outro banco de talentos).

Aonde precisam estar essas palavras-chave?


O LinkedIn procura por essas palavras-chave principalmente no seu Título, na seção Sobre (seu Resumo/Apresentação), na sua Formação, Cargos, Experiências e Competências, entre outros campos.

Não deveria haver tanta preocupação com as palavras-chave, já que são termos correntes do cargo e estariam no dia a dia do profissional. Além disso, basta fazer uma pesquisa nas vagas que interessam para ver o que o mercado está exigindo e descobrir quais são as palavras que se repetem. O importante é não ser repetitivo (use sinônimos, por exemplo) nem redundante e não exagerar para seu texto não perder o sentido.

O mercado está com exigências que você não tem?

1. Dê ao mercado o que você tem! Mostre no LinkedIn tudo o que você sabe e o quanto você pode contribuir, não somente com as empresas, mas também com sua rede de contatos.

2. ADAPTE-SE e ATUALIZE-SE!!!! Cursos online gratuitos para adquirir novas competências, prestação de serviços, assessoria virtual, freelas, trabalho voluntário, palestras, webnários... Tudo isso conta, pode e deve ser colocado no seu perfil e no seu currículo.

3. RELACIONE-SE! Não há melhor maneira de conseguir indicações e vagas do que através de pessoas. O LinkedIn é a maior rede de relacionamentos profissionais do mundo! E você está esperando o que para conhecer novas pessoas, seguir empresas, postar seus conhecimentos, mostrar sua experiência, comentar, curtir e trocar com milhares de pessoas que você pode ajudar e, quem sabe um dia, ser ajudado por alguém que nem esperava?

Como alertar os recrutadores que estou em recolocação?

1. Existem um campo chamado Interesses de Carreira, que você configura em Vagas, indicando até 5 cargos do seu interesse. Eles ficam bem visíveis no seu perfil, logo abaixo do seu nome. Você pode deixar visível apenas para Recrutadores ou para toda rede.



2. Outra opção é, em Configurações / Privacidade, você Indicar seu interesse para recrutadores em empresas para as quais você criou alertas de vagas. Deixe SIM e você gerencie seu alerta de vagas.

3. Compartilhamento de perfil ao clicar em Candidate-se também aumenta suas chances de ser visto. Deixe a opção LIGADA.


Como faço para meu perfil aparecer nos primeiros resultados da busca?

Não adianta gritar pelo LinkedIn que está desempregado ou precisando de um emprego. Isso até afasta as pessoas que você mais gostaria de atrair.

Sua atitude precisa ser positiva, proativa e estratégica.


SEU FOCO PRECISA SER MOSTRAR QUE É UM FORTE CANDIDATO na área em que atua.

Tendo um PERFIL FORTE e CAMPEÃO!

Como fazer isso?

1 - Personalize a URL do seu perfil.



2 - Uma boa FOTO visível a todos e uma imagem de capa personalizada.

Uma imagem de CAPA personalizada, que remeta à sua profissão e seu propósito.

A foto do seu perfil LinkedIn é a sua imagem profissional. Usuários com fotos de perfil, segundo o LinkedIn, obtêm até 21 vezes mais exibições de perfil e 9 vezes mais solicitações de contato.

Vale a pena caprichar na produção!

· Use um fundo neutro e claro.

· Apareça sozinho na foto.

· Vista-se e arrume-se como se fosse trabalhar.

· Olhe direto para a câmera, com sorriso e expressão amigáveis. Você está olhando para seu melhor cliente, para vender seu melhor produto: VOCÊ.

· Certifique-se de que será identificado mesmo quando a foto estiver em miniatura.

· Cuidado com os filtros. As pessoas precisam reconhecer você.



Você tem foto, mas ela não aparece?

Edite seu perfil, vá na edição da foto, clique em Visibilidade e corrija. Perfis sem foto afastam as pessoas, principalmente aquelas que queremos que entrem em nosso perfil (gestores, recrutadores...).









3 - Um TÍTULO que defina seu objetivo de carreira.

Use-o para colocar as FUNÇÕES E CARGOS do seu interesse. NÃO USE expressões como busca por recolocação, desafios ou desempregado.

Use esse campo com estratégia e inteligência. Não repita palavras e acrescente as relacionadas ao seu objetivo.

Exemplos:

  • EXECUTIVO / GERENTE / VENDAS / COMERCIAL / CONTAS / KEY ACCOUNT

  • ASSISTENTE / AUXILIAR / ALMOXARIFADO / LOGÍSTICA

4 – Um Resumo atraente e engajado

Faça um Resumo (Seção Sobre) que apresente suas competências e realizações, mostrando o quanto você tem a contribuir. Foque nos RESULTADOS entregues, nas experiências positivas que trouxeram benefícios para as empresas e orgulho para você. Destaque as habilidades que você possui e utiliza para alcançar esses resultados. Dê exemplos de projetos, conquistas, prêmios e resultados numéricos.

Você é um produto e precisa vendê-lo. Instigue quem for ler a ficar com vontade de te conhecer.

Finalize com seu nome e e-mail para contato.

5 - Detalhe suas EXPERIÊNCIAS profissionais

Utilize os cargos padrões do LinkedIn para ser encontrado pelas buscas.

Ressalte conquistas e resultados, fatos e dados. Não detalhe tarefas. Seja protagonista da sua carreira: use verbos de ação.

Mostre como você contribuiu com a empresa em relação a esses pontos:

- aumento de faturamento

- redução de custos

- excelência no atendimento ao cliente

- otimização de processos

- qualidade

- prazo

6 - Informe sua FORMAÇÃO.

Aqui entram Graduação, Pós-Graduação, MBA, Doutorado e Mestrado. Caso não tenha nenhum deles, informe “Ensino Médio completo” e o ano de conclusão.

Relacione todas, da mais recente para a mais antiga, informando o título, local e ano de conclusão. Se estiver cursando, coloque o ano previsto de conclusão.

7 - Inclua suas COMPETÊNCIAS

As pesquisas por Competências estão entre as CONSULTAS MAIS REALIZADAS por Recrutadores.

Em todo seu perfil, a única área em que são os outros que falam sobre você, e não só você falando de você, é a seção de Competências e recomendações. Aprenda aqui a utilizá-la a seu favor.


8 - Adicione suas CONQUISTAS

Cursos, Idiomas, Projetos, Reconhecimentos, Prêmios, Organizações.

9 - Solicite RECOMENDAÇÕES.

Solicite recomendações das pessoas com quem você já trabalhou, colegas de faculdade e professores. Recomende também.

Se depois disso tudo seu perfil ainda não estiver Campeão e você não estiver trabalhando em nenhuma empresa no momento, o LinkedIn irá perguntar onde você trabalha atualmente. Responda: Não se aplica.



Agora sim, um perfil CAMPEÃO!




Consultora de Carreira, Recolocação, LinkedIn, Desenvolvimento Profissional, Transformações Pessoais, Marketing Digital e Pessoal. Mentora, Instrutora, Escritora e Palestrante. Entre em contato.




bottom of page