top of page

Blog

Estratégias valiosas para você Conquistar seu Emprego




Viajar é uma experiência que nos conecta com o mundo, nos ensina sobre diferentes culturas e nos permite criar memórias inesquecíveis. Assim como cada viagem é única, sua trajetória profissional também é uma jornada pessoal e intransferível.


Seu CURRÍCULO é como um passaporte que conta uma história sobre suas conquistas, desafios superados e impacto nas organizações por onde passou. No entanto, transmitir a essência dessa jornada em um documento é um desafio que vai além das palavras escritas. E só isso não basta para conseguir seu sonhado emprego.

 

As engrenagens do mundo profissional não giram em torno de Currículos, mas de pessoas, que se relacionam em empresas, encontros, eventos, cursos, redes sociais e no mundo real.


Encontrar essas pessoas onde elas estiverem, conversar, trocar ideias, comentar sobre o que conversam, contribuir com as discussões e levantar temas interessantes é fundamental para gerar RELACIONAMENTOS, online e offline. É o que chamamos de NETWORKING, uma teia de contatos que se fortalece com o tempo e traz benefícios mútuos.

 

E pessoas gostam de ouvir histórias, daquelas de brilhar os olhos de quem conta. Além do Currículo, existem as histórias que você viveu, suas próprias experiências que, bem contadas, mostram também seus valores, diferenciais e habilidades utilizadas para entregar o seu melhor. Elas são o que verdadeiramente o destacam em meio a outros candidatos.


No processo seletivo, as HABILIDADES COMPORTAMENTAIS muitas vezes têm mais peso do que as técnicas. A capacidade de resolver problemas complexos, pensar criativamente e se adaptar rapidamente são ativos valorizados pelas empresas.

 

O Currículo fala do seu passado, mas fica faltando mostrar o seu presente e suas intenções para o futuro. Qual seu objetivo profissional? Como você pode usar tudo o que sabe para alcança-lo? Como mostrar que você tem condições de entregar resultados para os novos desafios do mercado de trabalho?


A produção de conteúdo no LINKEDIN ajuda a construir credibilidade e autoridade. Um perfil bem construído, participar de grupos e lives, conhecer novas pessoas e seguir empresas são algumas das formas de você construir seu blog profissional, criar oportunidades e ampliar sua rede de relacionamentos.

 

Ficar de olho nos requisitos das VAGAS também é importante. Recrutadores esperam encontrar nos Currículos dos candidatos indícios de que atendem às exigências da vaga. Portanto, é obrigação do candidato mostrar no CV, de forma clara e objetiva, todas as informações que “respondem” à vaga. Dessa forma, ficará claro para o recrutador que ele é um forte candidato e seu currículo será selecionado.


Claro que você não precisa atender 100% dos requisitos, mas para aqueles que forem exigências ou indispensáveis, não tem conversa. A opção é aprender, desenvolvendo novas habilidades necessárias para se adequar ao mercado de trabalho.

 

Através das vagas você pode identificar HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS e traçar um plano para desenvolvê-las. Cursos, treinamentos e mentorias podem ser aliados nesse processo de aprimoramento constante.

A prática das novas habilidades, para quem está sem emprego, pode ser feita através de trabalho voluntário, prestação de serviços, começando com você mesmo, organizando sua casa, empresa ou auxiliando um amigo.

 

Prepare-se para os PROCESSOS SELETIVOS! Treinar para uma entrevista vai além de revisar perguntas comuns. É compreender a cultura da empresa, alinhar suas expectativas com a vaga e mostrar seu potencial de contribuição. Imagine-se ocupando a vaga quando responder às perguntas.

Faça perguntas, como se fosse realmente ocupar a vaga. Mostre interesse pelos desafios, pela empresa e pelo time.

 

Lembre-se: cada "não" é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Mantenha-se resiliente e focado no seu objetivo. O sucesso vem para aqueles que persistem e se adaptam às mudanças do mercado.



Sou Cris Moutella, Mentora de Carreira, Recolocação e Empoderamento, Especialista em Currículo e LinkedIn estratégico, Palestrante, fundadora e administradora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar, produtora de conteúdo em mídias online e offline e escritora, com livros e e-books publicados. 


👉 Acesse vídeos de mentorias, lives e meu Blog pelo menu desse site.


👉 Siga-me no LinkedIn clicando no 🔔 no perfil Cris Moutella

bottom of page