top of page

Blog

Escutar é muito mais do que ouvir



Como vai sua capacidade de #escutaativa, ouvir mais do que falar, prestar atenção na necessidade do outro?


Para ‘ouvir o que não foi dito’ precisamos nos libertar da NECESSIDADE de convencer o outro de nossas ideias. De obrigar o outro a nos ouvir. ⠀


Precisamos compreender o que o outro nos comunica para além das suas palavras, sendo o outro um funcionário, cliente, liderado, integrante de um grupo ou alguém que você conheceu agora.


#Comunicação não é só sobre o que está sendo dito. Muitas vezes, o que NÃO é dito pode "falar" mais alto do que o que é realmente falado. Até nos testes de perfil comportamental isso é avaliado. As opções que você NÃO escolhe também falam sobre seu perfil.


Desenvolver atenção plena e a empatia para ir além das palavras é um exercício que qualquer profissional pode fazer. Isso gera um grande impacto na comunicação é abre portas para a aproximação do outro.


As pessoas gostam e precisam de atenção e poucas pessoas oferecem isso.


Escutar significa mais do que ouvir. Envolve a compreensão do que a outra pessoa está dizendo. É uma questão de postura durante a comunicação.


Escuta empática significa compreender o ponto de vista do interlocutor de forma genuína, reconhecendo que existem sentimentos em relação ao tema, sem se envolver, ao mesmo tempo em que se coloca no lugar do outro. Este tipo de escuta desenvolve um ambiente favorável para que todos tenham confiança em uma negociação, por exemplo.


A escuta empática melhora os níveis de #produtividade nas empresas. Colaboradores que se sentem à vontade ao falar, opinar e até mesmo defender seus pontos de vista, geram um ambiente de #inovação, mais leve e acolhedor.


Bora colocar em prática a escuta empática?



Gostou do artigo? Deixe seu comentário.



Cris Moutella

Mentora, Consultora de Carreira e Marca Pessoal. LinkedIn Influencer. Inspirando e Transformando pessoas. Ajudo você em todas as etapas da sua vida profissional. Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.




É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.



bottom of page