top of page

Blog

A Melhor Versão da Sua Carreira é Agora!




Três em cada quatro brasileiros estão insatisfeitos profissionalmente e desejam trocar de emprego. De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn com 1.011 profissionais no Brasil, entre novembro e dezembro de 2023, 75% dos profissionais pesquisados estavam considerando mudar de emprego em 2024. Isso representa um aumento de 15 pontos percentuais em comparação com 2023 (60%). 


Os principais pontos de motivação para essa mudança seriam necessidade de salários mais altos (44%), desejo de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal (29%) e confiança em suas habilidades (21%).


Em meio à forte concorrência, os profissionais estão buscando novos métodos para se destacarem: 56% afirmam que mudaram sua abordagem na busca por emprego, experimentando novos formatos como vídeos, que inclusive podem ser postados no feed do LinkedIn. Eles também estão interessados em usar a Inteligência Artificial, com 67% dos profissionais afirmando que a ferramenta pode tornar suas buscas por emprego mais eficientes e produtivas.

 

INVESTINDO NO BRANDING PROFISSIONAL


Investir na construção de suas marcas profissionais – ou branding profissional – e aproveitar novas oportunidades de conexões também são apontados como fatores que ajudam a aumentar as chances de conseguir um novo emprego.


Cerca de 57% dos profissionais estão postando mais conteúdo no LinkedIn e 68% estão sendo mais ativos na expansão de suas redes profissionais.

 

DIFICULDADE EM ADEQUAR SUAS COMPETÊNCIAS ÀS VAGAS QUE DESEJAM


Aproximadamente 33% dos profissionais afirmam que não sabem como alinhar suas habilidades aos empregos que desejam, tornando o processo de busca por novas oportunidades ainda mais desafiador. 


Apesar disso, planejam aprimorar suas habilidades em 2024, seja online (80%) ou presencial (55%). Os dados do LinkedIn mostram que as habilidades exigidas para os empregos mudaram 25% desde 2015 e a expectativa é de que este percentual atinja 65% até 2030 globalmente devido à IA.

 

A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES SOCIOCOMPORTAMENTAIS


À medida que a inteligência artificial transforma o mundo do trabalho, as habilidades interpessoais, que apenas os humanos podem trazer – como comunicação, gerenciamento e liderança – estão se tornando mais importantes do que nunca. 



“A união de habilidades exclusivamente humanas com habilidades técnicas, principalmente focadas em novas tecnologias, proporciona uma enorme vantagem competitiva para as empresas, bem como uma força de trabalho muito mais resiliente e preparada para mudanças futuras”, afirma Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para a América Latina e África.

 

POR ONDE EU COMEÇO?


Grandes empresas quebram pela arrogância do sucesso, por incapacidade de enfrentar seus concorrentes, de se adaptar às mudanças do mercado e à falta de disposição para buscar novas oportunidades. E grandes profissionais ficam para trás pelas mesmas razões.


O mercado de trabalho foi totalmente modificado. Não vale mais procurar emprego somente quando se fica desempregado ou insatisfeito com o emprego que tem. Complicado também começar a criar uma rede de relacionamentos quando você mais precisa dela. O networking precisa ser construído desde que sua carreira começa.


Toda mudança traz consigo #oportunidades e #desafios. Quando você se adapta às mudanças, deixa de se sentir inseguro e, neste momento, elas se tornam a grande oportunidade para alcançar a melhor versão da sua #carreira.


Pessoas que conseguem se adaptar trazem uma certa estabilidade ao seu mundo, porque, sem medos, sabem que vencerão qualquer desafio que venha pela frente.

 

EMPREENDA EM SI MESMO!


Comprometa-se com sua melhor versão! Aquela que busca por aprendizado e crescimento, na vida e na carreira.

Essa versão nunca será perfeita, porque não existe nada perfeito, mas quem reconhece seus pontos de melhoria consegue desenvolvê-los, se adaptar e crescer. Também cria uma configuração mental de positividade e otimismo por ter potencial para melhorar constantemente a si mesmo e ao mundo à sua volta.


INVISTA EM VOCÊ:

  • Seja curioso e inquieto.

  • Priorize seu aprendizado. Conhecimento ninguém tira de você.

  • Desenvolva habilidades transferíveis, que podem ser usadas em outros cargos e empregos. Habilidades de comunicação, língua estrangeira, experiência internacional e facilidade no uso de tecnologias são exemplos.

  • Amplie sua rede de relacionamentos entrando em contato com pessoas que trabalham na mesma área ou segmento.  Marque um café. Deixe sempre claro seu objetivo. Entre em contato com todas as suas conexões.

  • Participe de grupos para criar novas oportunidades.


DESCUBRA SUA VANTAGEM COMPETITIVA

  • O que você tem que é difícil de encontrar?

  • Uma empresa prefere contratar você a outro profissional porquê...?

  • Você não precisar ser o melhor em tudo, mas pode ser o melhor em um determinado nicho. Use isso.

  • Reúna tudo o que tem de melhor e use o LinkedIn para desenvolver seu Personal Branding.


 

Me conte o que achou do artigo!



Sou Cris Moutella, Mentora de Carreira, Empregabilidade e Empreendedorismo. Palestrante, fundadora e administradora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar, Produtora de conteúdo em mídias on-line e off-line e Escritora, com livros e e-books publicados. 


👉 Acesse vídeos de Mentorias, Podcasts e Lives

👉 Siga-me no LinkedIn clicando no 🔔 do perfil Cris Moutella

bottom of page