Dicas / Blog

Você sabe como os Recrutadores encontram Candidatos para os Processos Seletivos?



Cerca de 70% dos Recrutadores usam o LinkedIn para qualificar candidatos. Muitos deles assinam uma ferramenta chamada Recruiter, que facilita a busca e a triagem a partir de filtros.

A busca inicia tendo como resultado milhares de perfis e, após o uso de FILTROS, o recrutador chega a 20 perfis (em média) aderentes ao cargo oferecido.

O SEU DESAFIO É APARECER ENTRE OS PRIMEIROS.

✅ A pesquisa é feita através de combinações de palavras-chave com os operadores boleanos AND, OR e NOT, para adição, alternância ou negação entre os termos.


Palavras-chave são todas aquelas relacionadas ao seu cargo e profissão. Elas são utilizadas com frequência nas descrições das vagas de empregos, nas competências e habilidades necessárias para você exercer sua função e solucionar problemas em sua área de atuação.


✅ A pesquisa do LinkedIn não considera sinônimos como a mesma palavra, portanto, é importante que você utilize as palavras-chave em diferentes versões.


Mantenha seu perfil atualizado. Na procura pelo candidato ideal, os recrutadores utilizam palavras-chave relacionadas com os requisitos da vaga. Elas ajudarão a identificar e selecionar as pessoas que apresentam perfil mais adequado ao esperado.

PRINCIPAIS FILTROS UTILIZADOS: Setor, Empresa, Experiências, Cargo, Palavras-chave, Localidade, Idiomas, Formação acadêmica e Competências.

ONDE UTILIZAR AS PALAVRAS-CHAVE: Título, Sobre, Experiências Profissionais, Competências, Interesses de Carreira (opentowork), Cargos e Formação.

✅ Utilize as palavras-chave que estão relacionadas aos seus conhecimentos, competências e habilidades para aumentar as chances de ser selecionado.

COMO ALERTAR OS RECRUTADORES QUE ESTOU EM RECOLOCAÇÃO?

✅ No seu perfil, logo abaixo do seu título, há uma opção "Tenho interesses em". Selecione "Encontrar um novo emprego".

Indique até 5 cargos do seu interesse. Eles vão ficar bem visíveis no seu perfil, logo abaixo do seu nome. Você pode deixar visível apenas para Recrutadores ou para toda rede. (opentowork)


✅ Em Configurações / Privacidade de Dados, você pode Indicar seu interesse para recrutadores em empresas para as quais você criou alertas de vagas. Deixe SIM e gerencie seu alerta de vagas.

✅ A opção Compartilhamento de perfil ao clicar em Candidate-se, também aumenta suas chances de ser visto. Deixe a opção LIGADA.

MANTENHA SEU PERFIL COM TODOS OS CAMPOS PREENCHIDOS E COMPLETOS PARA GARANTIR AS PRIMEIRAS POSIÇÕES NOS RESULTADOS DAS BUSCAS.


👉 Procurando Emprego? Participe do Grupo de Vagas Precisamos Trabalhar no LinkedIn: https://lnkd.in/dvHcxBq


Cris Moutella

Mentora de Carreira, Marca Pessoal e LinkedIn Creator. Carioca apaixonada por gente e desenvolvimento profissional, há mais de 35 anos atuando com Pessoas, Gestão, Treinamento e Desenvolvimento nas áreas de TI, Marketing, Digital e Negócios. Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.


Entre em contato - linkedIn.com/in/crismoutella - Instagram @crismoutella - Canal Youtube



É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.





Posts recentes

Ver tudo