Dicas / Blog

Top #20 dicas sobre Recolocação Profissional




#1

Não inclua no seu currículo nenhum dado pessoal, fora nome, telefone, cidade, UF, e-mail e LinkedIn, a não ser que seja requisito da vaga. Idade e foto são dados que podem eliminar o candidato sem lhe dar a chance de mostrar seu valor.


#2

O Resumo do seu currículo é feito para o recrutador e deve mostrar a sua capacidade de assumir a função desejada ou atender às exigências da vaga oferecida.


#3

Recém-formado possui experiência sim! Trabalhos da faculdade, participação em projetos, estágio, aulas que deu, liderança de equipes, uso da sua criatividade, monitorias, trabalhos voluntários, viagens internacionais, intercâmbios, tudo conta. O importante é mostrar suas habilidades pessoais e competências adquiridas além da formação.


#4

Trabalho voluntário traz grandes oportunidades de desenvolver novas competências e conhecer pessoas, além de elevar a autoestima e fazer bem à alma. E sim, conta como experiência no currículo.


#5

Se pedido, envie sua pretensão salarial na carta de apresentação ou corpo do e-mail, nunca no CV. Seja realista quanto ao mercado e abra uma faixa para negociação, de acordo com os benefícios da empresa. 

#6

Se já participa do processo seletivo pelo meio oficial, não envie o currículo também por e-mail ou mensagem para o recrutador. Ele tem um fluxo a seguir e vai ignorar. Desperdício de tempo e energia.


#7

Para enviar seu currículo diretamente às empresas, faça um contato inicial com as pessoas certas. Estude sobre a organização, apresente-se e diga porque gostaria de trabalhar lá. Pergunte se há vagas dentro do seu perfil e se você poderia enviar seu CV para futuras oportunidades.


#8

Inicie relacionamentos com pessoas da sua área desde sempre. Quando você precisar, já terá a quem pedir. #Networking está mais para SERVIR do que para PEDIR. Compartilhe e troque conhecimento, apoie seus colegas e ajude como puder. Seja generoso.


#9

Enviar currículos por e-mail e mensagens, sem conhecer as pessoas, é panfletar. A maior parte vai parar no lixo


#10

Para falar dos pontos fracos, escolha uma competência que você precisa melhorar, assuma isso e diga como está trabalhando nesse sentido. 



#11

Sua marca pessoal é a imagem que você deixa por onde passa. Se sua passagem profissional foi marcante, mantenha seus contatos. É desses relacionamentos que colhemos frutos durante nossa carreira.


#12

Devo ligar quando demoram a dar retorno do processo seletivo? O silêncio significa não; se fosse sim, já teriam respondido. Mas pode entrar em contato... Para ouvir uma desculpa ou um não definitivo, se isso faz você se sentir melhor. O ideal é deixar o tempo resolver e focar sua energia em algo produtivo. 


#13

Diminua a ansiedade focando em ações positivas, como busca assertiva de vagas. Faça uma lista de todas as empresas que interessam a você. Siga as páginas das empresas e faça busca de vagas e oportunidades nos Conteúdos no LinkedIn. Cadastre-se nos no site dessas empresas e relacione-se com as pessoas que nela trabalham. A maior parte das vagas não está no Vagas.com, LinkedIn, Infojobs e Catho, mas nas mãos das pessoas contratantes.


#14

Encontrou vagas no seu feed? Comente com #temvagasim e passe a seguir essa hashtag. Se todos fizerem isso, as vagas marcadas aparecerão no Feed de quem estiver seguindo, inclusive você. Uma #correntedobem de divulgação.


#15

Busque por vagas também no Facebook, Instagram e participe de grupos do LinkedIn, WhatsApp, Telegram, entre outras redes sociais.


#16

Nunca minta nem distorça a verdade no seu currículo. Eles SEMPRE descobrem!! 


#17

Você é responsável pela sua carreira, mais ninguém! Se o mercado está exigindo conhecimentos que você não tem, atualize-se! Há cursos online gratuitos para tudo.


#18

Se você não está indo bem nas entrevistas, é porque não está 100% seguro e insegurança vem da falta de autoconhecimento e de preparo para as entrevistas. 


#19

Não faça posts pedindo ajuda ou recolocação. É muito mais interessante você escrever sobre suas experiências, exemplos e capacidade como profissional e, por que não, colocando-se à disposição para prestação de serviços ou contratação.


#20

O segredo do vídeo currículo é ser natural. Repita quantas vezes forem necessárias, sem interromper, até você conseguir ficar à vontade na frente da câmera.



Quer mais dicas?


É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.


Consultora de Carreira, Desenvolvimento Profissional e Transformações Pessoais. Mentora, Instrutora e Escritora. Ajudo pessoas a tornarem-se a melhor versão de si mesmas através de autoconhecimento, protagonismo e marketing pessoal.

Entre em contato - linkedIn.com/in/crismoutella - Instagram @crismoutella - Canal Youtube


#dicascrismoutella #consultoradecarreira #transformaçõespessoais #crismoutella #dicasdacris





Cris Moutella

Consultora de Carreira, Desenvolvimento Profissional e Transformações Pessoais, Mentora, Instrutora e Escritora. Ajudo pessoas a se desenvolverem e se recolocarem no mercado através de autoconhecimento, protagonismo e marketing pessoal. Longa vivência e empatia nas Relações Humanas e na aplicação do Marketing e da Comunicação Digital nas diversas áreas de negócios. MBA em e-Business, Especialista em TI e Bacharel em Estatística. Artigos e livros publicados.

Mapa do site

© 2016-2020 por Cris Moutella Consultoria & Treinamento