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SSI – Medindo seu Sucesso e sua Empregabilidade no LinkedIn

Se tem uma maneira de você saber se vai indo bem ou mal em algo é através de indicadores e métricas. Eles servem para você acompanhar os índices de desempenho do seu negócio ou trabalho.


No LinkedIn, podemos medir nosso desempenho pelo Índice de Vendas Sociais, o famoso SSI (Social Sales Index), 4 métricas importantes que nos ajudam a saber onde estamos indo bem e no que precisamos melhorar.


Basicamente, o SSI mede seu esforço em estabelecer sua marca pessoal, encontrar as pessoas certas para seus objetivos, interagir de forma assertiva e cultivar relacionamentos com transparência e confiança.


Vou usar o meu SSI de 24/11/19 e você irá em https://www.linkedin.com/sales/ssi  para gerar o seu. Tire um print e guarde. Você poderá acompanhar semanalmente sua pontuação para ver se está fazendo melhorias ou não.




APRENDENDO A LER O PAINEL DE VENDAS SOCIAIS


O SSI é um índice que varia de 0 a 100% (mostrado no círculo). O meu está em 84%.


Dentro do setor de Recursos Humanos, ao qual pertenço, os meus 84%, me colocam no Top 1% Ranking de SSI no setor, ou seja, apenas 1% dos profissionais de Recursos Humanos no LinkedIn possuem índice SSI igual ou superior a 84%. Também estou no Top 1% Ranking SSI na rede, ou seja, apenas 1% da minha rede LinkedIn possui índice SSI igual ou superior a 84%.


Esses 84% são a soma dos percentuais de 4 índices, cada um com valor máximo de 25% (4*25%=100%), referente às cores do círculo e das linhas, respectivamente, a saber:

  1. Estabeleça a sua marca profissional

  2. Localize as pessoas certas

  3. Interaja oferecendo insights

  4. Cultive relacionamentos



COMO ESTABELECER E FORTALECER SUA MARCA?



Marca Pessoal é a percepção que os outros têm da sua identidade, seus talentos e atributos; o que determina a imagem que você quer passar.


Marketing Pessoal é como você vai mostrar todas essas características. É a estratégia de valorização da sua marca.



“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.” Jeff Bezos, fundador da Amazon

A construção da sua marca no LinkedIn passa por um intenso trabalho de comunicação e engajamento com sua rede e, para isso, é necessário ter um perfil muito bem estruturado.


Os algoritmos do LinkedIn analisam o quanto os perfis estão completos para determinar a pontuação. Para as pessoas que visitam um perfil, a confiança é essencial para determinar se vale a pena dedicar um tempo para conectar e construir um relacionamento. Quanto mais completo, mais confiança você passa e mais forte fica sua marca.


Mantenha seu perfil atualizado, com todas as informações relevantes sobre sua experiência profissional. Cada vez que você atualiza, sua rede de relacionamentos toma conhecimento e você se mantem em evidência. Deixe claras suas competências. Sem isso, você será mais um na rede e não conseguirá atingir seus objetivos.


Aprenda aqui como ter um perfil atrativo e de valor:



COMO LOCALIZAR AS PESSOAS CERTAS?


  • A busca do LinkedIn possui um filtro avançado que permite selecionar melhor as pessoas que você procura, por localização, cargo, empresa, entre outros campos.

  • No próprio local da busca do LinkedIn você pode utilizar variáveis booleanas AND, OR e NOT para compor uma pesquisa mais específica. Pense bem nas palavras chave do seu interesse. Vá estreitando essa nuvem de palavras conforme for conhecendo seu público alvo.

  • Você tem acesso a todas as conexões das suas conexões. Já foi dar uma olhada? Você pode inclusive pesquisar!

  • Filtre suas conexões de 2º grau e veja quantas pessoas estão ao seu alcance rapidamente.

  • Participe de Grupos relacionados aos seus interesses. Lá você vai conhecer muitas outras pessoas interessantes.

  • Fique de olho em quem visualiza o seu perfil.

  • Busque por pessoas que trabalham nas empresas do seu interesse.

  • Você segue influenciadores e tomadores de decisão?Já se conectou com todas as pessoas que conhece?



INTERAGINDO E OFERECENDO INSIGHTS



Se você está compartilhando e/ou postando conteúdos relevantes no LinkedIn, provavelmente sua rede acha isso interessante. Com a regularidade dos posts, você ganha valor e respeito, ficando posicionado como alguém que realmente conhece o assunto e sabe das novidades do setor.


As pessoas gostam de ter em quem confiar para saber das notícias e ouvir novas ideias, de ter com quem poder discutir abertamente e pensar. Isso estabelece uma relação de admiração e notoriedade.


  • Mantenha-se informado sobre o mercado e o LinkedIn. Seja o primeiro a trazer as novidades.

  • Compartilhe artigos, matérias, eventos, vídeos e outros conteúdos relevantes.Identifique o tipo de informação ou conteúdo que seu público alvo gosta e lembre-se dele quando encontrar, compartilhando ou enviando por mensagem.

  • Viu algo e lembrou de alguém? Não esqueça de marcá-lo. As pessoas gostam de ser lembradas, se for algo que as ajudem então, melhor ainda. Você ajuda e é ajudado.

  • Faça comentários construtivos em discussões onde seu público alvo está.Interaja com pessoas de todos os níveis e ajude sempre que possível.

  • Não guarde somente para você o que encontrou de bom no LinkedIn ou em qualquer outro lugar. Compartilhe informação e multiplique conhecimento. Suas conexões agradecem.



COMO CULTIVAR RELACIONAMENTOS



Networking é uma via de mão dupla. Você dá e recebe de volta. E como tudo no universo, primeiro você dá de coração aberto, depois ele devolve, em dobro, a mesma energia recebida.


Compartilhe vagas e receberá vagas. Poste conteúdos vazios e receberá mais conteúdos vazios.

Produza conteúdo de valor, importe-se com as pessoas e receberá SEGUIDORES.

Quer relacionamentos verdadeiros e duradouros? Seja transparente, sincero e constantemente presente junto às suas conexões, respondendo, curtindo, comentando e compartilhando.


Tenha empatia e respeito pelo próximo. Procure colocar-se no lugar do outro e trate-o como gostaria de ser tratado. Simples, não é?

  • Participe do dia-a-dia da sua rede, comentando, elogiando, dando apoio para o que você acredita, curtindo e interagindo com os posts dos seus contatos, seja no seu perfil ou no perfil deles.

  • Aceite o máximo de pessoas possível na sua rede, de todos os cargos e lugares, conhecidos e desconhecidos. Esse mix é que dá o tempero certo.

  • Interaja com todos. Responda mensagens, comentários e agradeça.

  • Faça Recomendações e retribua as recomendações que receber.

  • Valide as reais Competências dos seus contatos. Esperemos que eles façam o mesmo por você. Se não fizerem, ensine a eles como funciona o SSI. Aumente as chances de ser encontrado pelas suas Competências.

  • Participe de Grupos relacionados às suas áreas de interesse. Você pode conseguir boas ideias para produzir conteúdo e sua contribuição nos comentários poderá render novas conexões importantes. Procure nas suas conexões a que grupos ele pertencem.

  • Relacione-se com influenciadores e tomadores de decisão da sua área de atuação. Para quem busca recolocação, seriam gestores de empresas, recrutadores e headhunters. Muitos não aceitam o convite, então SIGA-OS! Como encontrar headhunters e empresas de outplacement?



CONTINUANDO O SSI...



Você também tem acesso ao histórico do seu SSI das últimas semanas em um gráfico de linha, podendo acompanhar possíveis subidas e descidas para identificar o que ocorreu. O meu está bem estável porque trabalho constantemente da mesma forma. Mas se eu tirar uns dias de folga, já viu...


Os próximos gráficos circulares mostram, respectivamente, o SSI médio dos profissionais do meu setor (Recursos Humanos) e das pessoas da minha rede.



SSI E EMPREGABILIDADE


Até hoje eu não havia falado sobre SSI porque a maior parte do meu público está mais preocupada em conseguir um emprego e talvez nem saiba do seu Índice de Vendas Sociais. No entanto, após ler tudo, você deve ter descoberto que para ter um bom SSI, precisa cuidar do seu perfil e fazer tudo o que venho ensinando há algum tempo.


Igual a subir na balança para ver se perdeu peso sem ter feito dieta. Não funciona! Mas se você se alimentou corretamente, nem precisa subir para descobrir que está funcionando, não é? A roupa vai começar a ficar larga, os amigos vão notar e o espelho vai contar.


Ou seja, se você cuidar do seu perfil e do relacionamento com suas conexões porque QUER FAZER ISSO DO JEITO CERTO, seu SSI irá subir sozinho. E SUA EMPREGABILIDADE TAMBÉM.

> Dúvidas e opiniões são muito bem vindas nos comentários



Ajudo você a destacar seu currículo, melhorar sua carreira e atingir seus objetivos. Entre em contato.




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