Se tem uma maneira de você saber se vai indo bem ou mal em algo é através de indicadores e métricas. Eles servem para você acompanhar os índices de desempenho do seu negócio ou trabalho.
No LinkedIn, podemos medir nosso desempenho pelo Índice de Vendas Sociais, o famoso SSI (Social Sales Index), 4 métricas importantes que nos ajudam a saber onde estamos indo bem e no que precisamos melhorar.
Basicamente, o SSI mede seu esforço em estabelecer sua marca pessoal, encontrar as pessoas certas para seus objetivos, interagir de forma assertiva e cultivar relacionamentos com transparência e confiança.
Vou usar o meu SSI de 24/11/19 e você irá em https://www.linkedin.com/sales/ssi para gerar o seu. Tire um print e guarde. Você poderá acompanhar semanalmente sua pontuação para ver se está fazendo melhorias ou não.
APRENDENDO A LER O PAINEL DE VENDAS SOCIAIS
O SSI é um índice que varia de 0 a 100% (mostrado no círculo). O meu está em 84%.
Dentro do setor de Recursos Humanos, ao qual pertenço, os meus 84%, me colocam no Top 1% Ranking de SSI no setor, ou seja, apenas 1% dos profissionais de Recursos Humanos no LinkedIn possuem índice SSI igual ou superior a 84%. Também estou no Top 1% Ranking SSI na rede, ou seja, apenas 1% da minha rede LinkedIn possui índice SSI igual ou superior a 84%.
Esses 84% são a soma dos percentuais de 4 índices, cada um com valor máximo de 25% (4*25%=100%), referente às cores do círculo e das linhas, respectivamente, a saber:
Estabeleça a sua marca profissional
Localize as pessoas certas
Interaja oferecendo insights
Cultive relacionamentos
COMO ESTABELECER E FORTALECER SUA MARCA?
Marca Pessoal é a percepção que os outros têm da sua identidade, seus talentos e atributos; o que determina a imagem que você quer passar.
Marketing Pessoal é como você vai mostrar todas essas características. É a estratégia de valorização da sua marca.
“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.” Jeff Bezos, fundador da Amazon
A construção da sua marca no LinkedIn passa por um intenso trabalho de comunicação e engajamento com sua rede e, para isso, é necessário ter um perfil muito bem estruturado.
Os algoritmos do LinkedIn analisam o quanto os perfis estão completos para determinar a pontuação. Para as pessoas que visitam um perfil, a confiança é essencial para determinar se vale a pena dedicar um tempo para conectar e construir um relacionamento. Quanto mais completo, mais confiança você passa e mais forte fica sua marca.
Mantenha seu perfil atualizado, com todas as informações relevantes sobre sua experiência profissional. Cada vez que você atualiza, sua rede de relacionamentos toma conhecimento e você se mantem em evidência. Deixe claras suas competências. Sem isso, você será mais um na rede e não conseguirá atingir seus objetivos.
Aprenda aqui como ter um perfil atrativo e de valor:
COMO LOCALIZAR AS PESSOAS CERTAS?
A busca do LinkedIn possui um filtro avançado que permite selecionar melhor as pessoas que você procura, por localização, cargo, empresa, entre outros campos.
No próprio local da busca do LinkedIn você pode utilizar variáveis booleanas AND, OR e NOT para compor uma pesquisa mais específica. Pense bem nas palavras chave do seu interesse. Vá estreitando essa nuvem de palavras conforme for conhecendo seu público alvo.
Você tem acesso a todas as conexões das suas conexões. Já foi dar uma olhada? Você pode inclusive pesquisar!
Filtre suas conexões de 2º grau e veja quantas pessoas estão ao seu alcance rapidamente.
Participe de Grupos relacionados aos seus interesses. Lá você vai conhecer muitas outras pessoas interessantes.
Fique de olho em quem visualiza o seu perfil.
Busque por pessoas que trabalham nas empresas do seu interesse.
Você segue influenciadores e tomadores de decisão?Já se conectou com todas as pessoas que conhece?
INTERAGINDO E OFERECENDO INSIGHTS
Se você está compartilhando e/ou postando conteúdos relevantes no LinkedIn, provavelmente sua rede acha isso interessante. Com a regularidade dos posts, você ganha valor e respeito, ficando posicionado como alguém que realmente conhece o assunto e sabe das novidades do setor.
As pessoas gostam de ter em quem confiar para saber das notícias e ouvir novas ideias, de ter com quem poder discutir abertamente e pensar. Isso estabelece uma relação de admiração e notoriedade.
Mantenha-se informado sobre o mercado e o LinkedIn. Seja o primeiro a trazer as novidades.
Compartilhe artigos, matérias, eventos, vídeos e outros conteúdos relevantes.Identifique o tipo de informação ou conteúdo que seu público alvo gosta e lembre-se dele quando encontrar, compartilhando ou enviando por mensagem.
Viu algo e lembrou de alguém? Não esqueça de marcá-lo. As pessoas gostam de ser lembradas, se for algo que as ajudem então, melhor ainda. Você ajuda e é ajudado.
Faça comentários construtivos em discussões onde seu público alvo está.Interaja com pessoas de todos os níveis e ajude sempre que possível.
Não guarde somente para você o que encontrou de bom no LinkedIn ou em qualquer outro lugar. Compartilhe informação e multiplique conhecimento. Suas conexões agradecem.
COMO CULTIVAR RELACIONAMENTOS
Networking é uma via de mão dupla. Você dá e recebe de volta. E como tudo no universo, primeiro você dá de coração aberto, depois ele devolve, em dobro, a mesma energia recebida.
Compartilhe vagas e receberá vagas. Poste conteúdos vazios e receberá mais conteúdos vazios.
Produza conteúdo de valor, importe-se com as pessoas e receberá SEGUIDORES.
Quer relacionamentos verdadeiros e duradouros? Seja transparente, sincero e constantemente presente junto às suas conexões, respondendo, curtindo, comentando e compartilhando.
Tenha empatia e respeito pelo próximo. Procure colocar-se no lugar do outro e trate-o como gostaria de ser tratado. Simples, não é?
Participe do dia-a-dia da sua rede, comentando, elogiando, dando apoio para o que você acredita, curtindo e interagindo com os posts dos seus contatos, seja no seu perfil ou no perfil deles.
Aceite o máximo de pessoas possível na sua rede, de todos os cargos e lugares, conhecidos e desconhecidos. Esse mix é que dá o tempero certo.
Interaja com todos. Responda mensagens, comentários e agradeça.
Faça Recomendações e retribua as recomendações que receber.
Valide as reais Competências dos seus contatos. Esperemos que eles façam o mesmo por você. Se não fizerem, ensine a eles como funciona o SSI. Aumente as chances de ser encontrado pelas suas Competências.
Participe de Grupos relacionados às suas áreas de interesse. Você pode conseguir boas ideias para produzir conteúdo e sua contribuição nos comentários poderá render novas conexões importantes. Procure nas suas conexões a que grupos ele pertencem.
Relacione-se com influenciadores e tomadores de decisão da sua área de atuação. Para quem busca recolocação, seriam gestores de empresas, recrutadores e headhunters. Muitos não aceitam o convite, então SIGA-OS! Como encontrar headhunters e empresas de outplacement?
CONTINUANDO O SSI...
Você também tem acesso ao histórico do seu SSI das últimas semanas em um gráfico de linha, podendo acompanhar possíveis subidas e descidas para identificar o que ocorreu. O meu está bem estável porque trabalho constantemente da mesma forma. Mas se eu tirar uns dias de folga, já viu...
Os próximos gráficos circulares mostram, respectivamente, o SSI médio dos profissionais do meu setor (Recursos Humanos) e das pessoas da minha rede.
SSI E EMPREGABILIDADE
Até hoje eu não havia falado sobre SSI porque a maior parte do meu público está mais preocupada em conseguir um emprego e talvez nem saiba do seu Índice de Vendas Sociais. No entanto, após ler tudo, você deve ter descoberto que para ter um bom SSI, precisa cuidar do seu perfil e fazer tudo o que venho ensinando há algum tempo.
Igual a subir na balança para ver se perdeu peso sem ter feito dieta. Não funciona! Mas se você se alimentou corretamente, nem precisa subir para descobrir que está funcionando, não é? A roupa vai começar a ficar larga, os amigos vão notar e o espelho vai contar.
Ou seja, se você cuidar do seu perfil e do relacionamento com suas conexões porque QUER FAZER ISSO DO JEITO CERTO, seu SSI irá subir sozinho. E SUA EMPREGABILIDADE TAMBÉM.
> Dúvidas e opiniões são muito bem vindas nos comentários
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