top of page

Blog

Será que fui reprovado(a) no processo seletivo?



Nem sempre a resposta será um "não", infelizmente. Estando fragilizado(a) e ansioso(a), pode deixar passar feedbacks do recrutador nas diferentes etapas, que nem sempre são claros, mas que dá para perceber.


Fique atento a esses sinais:


1 - SILÊNCIO

Você envia seu currículo para um processo seletivo e não recebe retorno. Atenção! O silêncio também é um feedback e significa que você não passou para a próxima fase. 😔


👉 Faça um currículo que responda à vaga e mostre seu valor. Um currículo para chamar de seu


😉


2 - A PRIMEIRA LIGAÇÃO

Seu currículo foi selecionado e o recrutador liga para você dizendo que gostaria de saber um pouco mais sobre você. Não é para contar a história da sua vida. Essa simples ligação pode te eliminar do processo seletivo, sem feedback. A maioria das pessoas é reprovada aqui.


👉 Para responder corretamente a essa pergunta, leia meu artigo "Fale sobre Você" em https://lnkd.in/d2amHS7p. 😀


3 - CANDIDATOS PROLIXOS

Seja sempre objetivo e direto ao responder às perguntas nas entrevistas. Tente não estender em muitos detalhes. Fique de olho na reação do recrutador. Se ele mostrar sinais de desconforto ou que está querendo terminar a conversa, grande chance de você já estar reprovado. 🤔


4 - NÃO FALE SOZINHO

Uma boa entrevista é aquela onde há interação e interesse de ambas as partes. Precisa ser natural. Não faça discursos nem fique falando sozinho. Faça pausas e perguntas. Prepare-se para responder às perguntas mais comuns. 🤜🤛


👉 Treine para melhorar nas entrevistas 👏👏




Durante a entrevista, se você perceber que o candidato não tem muita chance de permanecer no processo seletivo, que tal dar uma real para ele com gentileza?


Poderia, por exemplo, dizer que caso ele não tenha retorno em até X dias, é porque não continuará no processo seletivo.


Isso reduz a expectativa, ajuda com a ansiedade e já é um feedback, caso não consiga dar um depois. Uma atitude de empatia aos desempregados.




Gostou? Envie seu comentário.




Cris Moutella

Carioca apaixonada por gente e desenvolvimento profissional, há mais de 35 anos atuando com Pessoas, Gestão, Treinamento e Desenvolvimento nas áreas de TI, Marketing, Digital e Negócios. Mentora de Carreira, LinkedIn e Marca Pessoal. Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.




É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.





bottom of page