Na real... Ninguém vai chamar você para uma entrevista de emprego só porque está cheio de dívidas, problemas e contas para pagar. Empresas sérias não escolhem candidatos pelo tamanho da família ou do desespero. Tampouco recrutadores profissionais selecionam candidatos em posts com currículo e lista de empresas marcadas.
Muita exposição sobre como você é incrível, sem mostrar porque é, pode fazer bem para o seu ego, mas também não funciona.
Candidatos são escolhidos pela ADEQUAÇÃO a uma vaga existente, mostrando que tem POTENCIAL para resolver os problemas daquela empresa. Isso sim, funciona!
Você pode enviar seu currículo para empresas que ainda não tem uma posição aberta, mas precisa saber fazer isso com estratégia, pensando naquela empresa, não em você.
Conte suas histórias de sucesso. Saiba mostrar o que você tem de melhor para as pessoas certas, nos momentos certos e com a estratégia adequada.
Se você não contar e mostrar que é a pessoa certa para a vaga, como irão saber e te contratar? Precisa saber como mostrar.
Você SABE que deu match com a vaga, mas não consegue mostrar o QUANTO É BOM que é o candidato adequado? Falta Marketing Pessoal.
E O QUE É MARKETING PESSOAL EM UM PROCESSO SELETIVO?
São técnicas de apresentar suas competências e habilidades específicas para aquele cargo, naquela empresa.
Esse mesmo conceito vale para você testar sua empregabilidade. Se você está procurando emprego há um tempo e nada acontece além de silêncios e stress, está na hora de começar a se atualizar.
Saiba mais sobre Empregabilidade:
Bora aprender algumas estratégias de Marketing Pessoal?
1. VOCÊ ENVIA UM CURRÍCULO ESPECÍFICO PARA CADA VAGA?
O currículo é uma ferramenta PRECIOSA de Marketing Pessoal.
O currículo que chama a atenção dos recrutadores e gestores é aquele que atrai a atenção, impressionando pelas habilidades e capacidades exigidas pela vaga.
Faça um currículo bem elaborado, claro, objetivo, sem erros, sem imagens e decorações. Simples, que atraia a atenção pelo conteúdo.
Envie um currículo específico para cada vaga, destacando experiências e habilidades que correspondem às exigências da vaga e da empresa empregadora. Assim, você prova que é qualificado para a vaga e que presta atenção nos detalhes.
Tudo sobre Currículo:
2. VOCÊ JÁ CONHECE A EMPRESA PARA A QUAL ESTÁ SE CANDIDATANDO?
“O que você sabe sobre a empresa” ou “Por que você gostaria de trabalhar aqui” são perguntas comuns em entrevistas de emprego. Vá preparado para responder.
Entre no site da empresa, leia sobre sua missão, visão, valores, princípios e código de ética. Conheça seus produtos e serviços. Leia matérias e notícias para saber o que está acontecendo e o que falam dela. Procure saber sobre o fit cultural e se está encaixado às suas expectativas e desejos.
Tente conversar com pessoas que trabalham ou trabalharam na empresa – como é trabalhar lá? Não espere uma empresa perfeita. Não existe NADA perfeito. O que existe é um profissional preparado disposto a se adaptar às características de uma empresa, dar o seu melhor e contribuir com a solução dos problemas, trazendo resultados. Em troca, salário, benefícios, saúde mental, bem-estar e oportunidades de crescimento profissional.
Nas entrevistas, procure colocar-se na posição à qual está concorrendo. Responda como se já estivesse no cargo. SINTA o peso das responsabilidades. O que você precisa saber da empresa/cargo que ainda não sabe? Pergunte. O que você pode fazer pela empresa que eles ainda não sabem? Conte.
“Se quer ser interessante, tem que ser interessado.” – Austin Kleon
E a pergunta final do processo seletivo é: Tenho todas as informações que preciso para tomar minha decisão?
3. VOCÊ RECONHECE SUAS REALIZAÇÕES?
Realizações são atividades, ações ou projetos que tenham sido completados com sucesso. Por mais simples que a ação possa parecer, se você realizou, é uma conquista SUA e de mais ninguém.
“Fale-me sobre você”, “Por que devo te contratar” e “Quais são seus pontos fortes” são perguntas que esperam por respostas onde você reconhece suas realizações, capacidades, dá exemplos e ainda mostra seu valor para a empresa contratante. Esse reconhecimento precisa começar dentro de você.
Colocar-se no papel de Protagonista das suas ações é fundamental para fazer seu Marketing Pessoal.
Não estou dizendo que você sempre terá o papel mais importante, mas A SUA PARTE você foi lá e fez, protagonizando o seu papel.
Experimente pensar em tudo o que foi feito tirando você da equipe. Que problemas poderiam ter aparecido? Que valor, então, você acrescentou para chegarem ao resultado final?
Aqueles que conhecem a si mesmo e a seus pontos fortes são os que vão para onde querem. Aqueles que não se conhecem e evitam olhar para dentro, vivem a vida por padrão. Subestimam o tamanho de um dia. Adiam abrir a porta e a janela. Perdem a vida enquanto vivem. Falando “deles”, parece que nunca é com a gente.
A melhor forma de mostrar seus talentos e capacidades NÃO É fazendo uma lista de habilidades. Você precisa mostrar que pode ADICIONAR VALOR à empresa, dando destaque às suas realizações. Confie em si mesmo. Diga a verdade com dignidade e respeito próprio.
Bata no peito e diga: Fui eu que fiz!
O que responder quando o recrutador perguntar:
4. CRIE SEU PORTFÓLIO
No currículo, pode ser difícil para você mostrar, em detalhes, todas as suas habilidades técnicas exigidas para uma vaga ou contar todos os desafios encarados em determinados projetos ou ações.
Venda sua imagem profissional em meios digitais e cuide da sua imagem pessoal nas redes sociais.
“Quem não é visto, não é lembrado.”
E aqui que entra o Portfólio, um importante complemento do Marketing Pessoal, cada vez mais pedido pelos recrutadores.
Como criar o seu:
5. O QUE VOCÊ TEM REALIZADO COM SUAS HABILIDADES E CAPACIDADES?
Ao invés de dizer que você trabalha com Excel e tem experiência em controle de pagamentos, poderia dizer “Elaboração de planilha automatizada de controle de despesas e pagamentos, facilitando os fechamentos mensais e zerando as divergências de pagamento”. Ação e realização, agregando ainda mais, concorda?
Em uma entrevista de emprego, você pode aproveitar as oportunidades para PROMOVER SEU VALOR de acordo com O BENEFÍCIO PARA A EMPRESA.
Por exemplo, se essa pessoa percebe que Excel e controles em planilhas são importantes para a função, ela pode ACRESCENTAR “Com minhas habilidades de controles em planilhas posso contribuir para ...”. E você encaixa o problema da empresa, que podem ser de qualquer área, em qualquer segmento, e ainda vai incluir organização, atenção aos detalhes, entre outras competências.
Essa estratégia também é muito útil para transição de carreira, onde você utiliza suas habilidades transferíveis (que podem ser aplicadas em outra empresa, outro segmento ou outra função) para mostrar como pode resolver os problemas da empresa contratante. Habilidades como Informática, Idiomas, Comportamentais, entre outras, podem ser utilizadas em qualquer empresa, em muitas funções. Use-as a seu favor.
6. DIRECIONE O ENVIO DOS CURRÍCULOS
Seja seletivo com as vagas a que se candidata. Você não precisa atender a todos os requisitos exigidos, mas NÃO ADIANTA perder tempo e energia com vagas para as quais você NÃO ESTÁ QUALIFICADO. Utilize esse tempo valioso para responder às vagas certas, de forma adequada.
Reconhecendo seus pontos fortes e suas habilidades transferíveis você terá melhores resultados do que se candidatando a centenas de vagas com o mesmo currículo.
7. VOCÊ TRABALHA SEU NETWORKING E CUIDA DA SUA IMAGEM?
Quanto mais pessoas souberem que você está em busca de emprego, maiores suas chances de se recolocar.
Conte para todo mundo que você está em busca de recolocação, sem nenhum tipo de preconceito. Nunca se sabe de onde virá a santa ajuda. Muitas pessoas gostam de você ou te admiram - até sem você saber - e podem ter conhecimento de uma vaga.
Conheço diretores e gerentes com vagas indicadas por pessoas da limpeza e da cozinha. Pura empatia e respeito. Preocupe-se com a imagem que as pessoas fazem de você. O que falam de você quando não está presente? É o que gostaria de ouvir? Representa o que você realmente é? Criação de imagem e marca pessoal também se trabalha com Marketing Pessoal.
Nas entrevistas de emprego, você trata todas as pessoas da mesma forma, de quem recebe você na porta da empresa, a que serve um café, até o CEO?
O RH observa seu comportamento em todos os lugares, inclusive em suas redes sociais, e-mails, mensagens trocadas, conversas por telefone e vídeo.
Faça seu Marketing Pessoal anytime, anywhere (a qualquer hora, em qualquer lugar).
8. COMO VOCÊ TRABALHA SEU MARKETING PESSOAL NAS ENTREVISTAS?
Cada momento é importante, desde quando entram em contato com você, até o final do processo seletivo. Como eu já disse, o RH está avaliando tudo sobre você durante todo processo seletivo.
· Sua aparência – Cause uma boa primeira impressão. Vista-se e comporte-se profissionalmente.
· Chegando para a entrevista – Seja pontual, ou seja, chegue 15 min ANTES do horário marcado. Seja educado com todos que encontrar no caminho.
· Cumprimente o entrevistador – Apresente-se. Leve cópia do currículo e o link do seu portfólio (se tiver um). Mantenha seu LinkedIn atualizado. Muitos recrutadores já consultam seu perfil logo que recebem seu currículo. Outros entrevistam com seu perfil aberto no notebook ou celular.
· Mostre sua capacidade de Comunicação – Mantenha uma comunicação clara com o recrutador. Saiba ouvir e falar. Seja conciso e objetivo. Tenha bom senso. Toda sua fala deve estar direcionada à vaga e às expectativas da empresa.
· Seja um participante ativo – Entrevista é de mão dupla e, no final, o fechamento tem que ser bom para os dois lados. Evite responder com apenas Sim ou Não. Aproveite todas as perguntas abertas para dar mais detalhes, informações úteis e tirar suas dúvidas. Não fale mal de ex-empregadores, gestores e colegas. Não demostre ansiedade.
· Encerrando a entrevista - Agradeça pela oportunidade e confirme seu interesse pelo cargo, se ainda estiver interessado. Pergunte sobre o próximo passo do processo. Saia cumprimentando quem encontrar. Respeito e humildade nunca é demais.
Treine, treine e treine:
9. FIZ TUDO ISSO E NÃO FUI ESCOLHIDO NA RETA FINAL?
Quando alguém me diz que não sabe porque não foi o escolhido na reta final de um processo seletivo, eu respondo que pode ter sido por qualquer coisa, por menos importante que pareça.
Na última etapa, todos os candidatos são adequados à vaga. Mas entre 2, 3 ou 4 o Gestor precisa escolher somente 1 (um).
O que pode dar errado?
· Seu nome no SPC, sua idade ou outro preconceito que a empresa ou o gestor não podem anunciar que têm;
· um post que você fez em alguma rede social mostrando-se fora do compliance da empresa ou do gosto do gestor;
· alguma bobagem que você disse na entrevista e que foi um tiro no pé;
· um “erro” do passado que a empresa não quer arriscar;
· um dos candidatos é indicado por alguém;
· ou, simplesmente, simpatizaram mais com outro candidato.
Vai saber? Aprendizados para você.
Mas se você está chegando às finais, é questão de tempo, oportunidade e Marketing Pessoal para encontrar a empresa certa. Persista.
Mantenha-se atualizado e de olho nas oportunidades no mercado de trabalho.
10. INDICAÇÕES
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BORA SER FELIZ!
Cris Moutella
Mentora, Consultora, Palestrante e Escritora. Embaixadora do Programa Empregabilidade ON da Carreirahub. Carioca apaixonada por gente e desenvolvimento profissional, há mais de 35 anos atuando com Pessoas, Gestão, Treinamento e Desenvolvimento, nas áreas de TI, Marketing, Comunicação Digital e Negócios.
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