Dicas / Blog

Principais perguntas nas Entrevistas para os Empregos mais procurados



Encontrar um grupo diversificado e talentoso de candidatos é apenas o primeiro passo para construir uma estratégia de recrutamento eficaz. Para encontrar o candidato certo para uma posição específica, é preciso fazer as perguntas certas.


Quando se trata da competência de um candidato, as credenciais não contam toda a história. A formação e as experiências anteriores nem sempre são as melhores indicações de sucesso. Na verdade, muitas empresas estão deixando de procurar candidatos com diplomas, em favor da identificação de talentos que possuam um conjunto de habilidades desejadas.


As melhores perguntas da entrevista ajudam os recrutadores a identificar os candidatos que possuem as habilidades que procuram, convidando-os a falar sobre três tipos de proficiência:


. Hard skills mostram que um candidato tem o conhecimento técnico para fazer o trabalho. Por exemplo, um candidato a marketing pode precisar entender os conceitos básicos de otimização de mecanismos de pesquisa e ter domínio das ferramentas de marketing por e-mail.


. Habilidades sociais, como perspicácia de liderança, capacidade de comunicação e adaptabilidade, mostram que um candidato possui qualidades pessoais ou inteligência emocional que podem ser úteis em várias funções. 92% dos profissionais de talento acreditam que as soft skills são tão ou mais importantes que as hard skills, de acordo com o relatório Global Talent Trends de 2019 do LinkedIn.


. A inteligência comportamental mostra como os candidatos lidaram com situações desafiadoras do passado, o que dá uma visão de como eles podem abordar as futuras.


O LinkedIn determinou as melhores perguntas de entrevista para identificar os candidatos que possuem as hard skills, soft skills e inteligência comportamental para alguns dos empregos mais requisitados atualmente.


Faça aqui o download gratuito. Use essas perguntas para se destacar nos processos seletivos.





Cris Moutella

Mentora de Carreira, Marca Pessoal e LinkedIn Creator. Carioca apaixonada por gente e desenvolvimento profissional, há mais de 35 anos atuando com Pessoas, Gestão, Treinamento e Desenvolvimento nas áreas de TI, Marketing, Digital e Negócios. Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.


Entre em contato - linkedIn.com/in/crismoutella - Instagram @crismoutella - Canal Youtube



É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.





Posts recentes

Ver tudo