top of page

Blog

Prepare-se para as Entrevistas de Emprego


Imagem Pixabay


Leve sempre com você tranquilidade, entusiasmo, segurança ao se apresentar, objetividade para demonstrar seus resultados, brilho nos olhos e encantamento para mostrar seu desejo de ocupar o cargo e abraçar a empresa como sua.


Leve também seu conhecimento sobre a empresa; os recrutadores amam saber que você conhece a empresa e suas características, segmento e cultura. Isso demonstra interesse real pela vaga.

PARA TREINAR


A recomendação é ler as perguntas, entender o que o entrevistador quer saber e de que forma você pode estruturar suas respostas para mostrar que é o candidato ideal para a vaga.


Fale um pouco sobre você…

A pergunta é simples. Não é o momento de fazer uma retrospectiva da sua vida pessoal ou profissional. Fale das experiências legais que podem mostrar o que você tem em comum com a empresa ou com a vaga.


Por que você escolheu essa carreira?

Diga que você se identifica com a área, dedica-se a ela e sente prazer no que faz.


Por que você se interessou pela vaga?

Fale sobre o porquê de fazer esse trabalho naquela empresa, e não em qualquer outro lugar. Coloque PAIXÃO nos olhos, na sua fala e na sua expressão corporal enquanto fala do quanto você gosta do que faz.

Identifique alguns fatores-chave que tornam a vaga uma excelente opção para você (por exemplo “Adoro atendimento ao cliente porque gosto de interagir com outras pessoas e ajudar alguém a resolver um problema”). Você também pode falar sobre a empresa. Por exemplo: “Eu sempre fui apaixonado por educação e acho que vocês estão fazendo coisas incríveis; quero fazer parte disso”.


– Quais são suas maiores qualidades?

Melhor do que ter um texto decorado sobre o que você imagina que o recrutador quer ouvir (trabalhar em equipe, sou organizado, pontual etc), é recomendável ser sincero. Saber reconhecer suas reais qualidades demonstra AUTOCONHECIMENTO. Melhor ainda se você souber fazer um link com situações reais onde você demonstrou esses comportamentos.


Quais são seus pontos fortes?

A dica aqui é falar sobre seus pontos fortes verdadeiros – e não sobre os que você acha que o recrutador quer ouvir. Escolha seus pontos fortes mais relevantes para a vaga e seja bem específico. Por exemplo, em vez de falar que tem “habilidades com pessoas”, diga que tem “comunicação persuasiva” ou é bom em “construir relacionamentos”. Em seguida, dê um exemplo real de como você aplica essa característica no ambiente profissional.


Quais são seus pontos fracos?

O entrevistador quer avaliar seu autoconhecimento e também sua honestidade, mas nem por isso você precisa acabar com suas chances de conseguir o emprego. Não é o caso, por exemplo, de assumir que você nunca consegue cumprir prazos. Muito menos é hora de você se vender como o profissional perfeito. O entrevistador sabe muito bem que isso não existe. O melhor é citar pontos em que você sabe que pode melhorar e está se esforçando. Exemplo: “Não sou bom em falar em público, tenho um certo pavor, mas estou me esforçando; até me ofereci como voluntário para conduzir reuniões e ir me acostumando a falar para um público maior.”


Quais são suas maiores qualidades?

Melhor do que ter um texto decorado sobre o que você imagina que o recrutador quer ouvir (trabalhar em equipe, sou organizado, pontual etc), é recomendável ser sincero. Saber reconhecer suas reais qualidades demonstra AUTOCONHECIMENTO. Melhor ainda se você souber fazer um link com situações reais onde você demonstrou esses comportamentos. O importante é você mostrar que você SE CONHECE. Que você ACREDITA EM VOCÊ MESMA e que VE EM SI essas qualidades.


Quais são os seus defeitos?

Independentemente de qualquer coisa, não diga “não sei”. É fundamental reconhecer onde você acha que precisa melhorar. Seja sincero e tente mostrar que você já identificou esses comportamentos e adotou algumas soluções para que eles não atrapalhem na sua vida profissional. Não tente aparentar o que você não é.

Os recrutadores não querem pessoas perfeitas, porque elas não existem. Eles só querem saber SE VOCÊ RECONHECE SEUS DEFEITOS e se SABE LIDAR COM ELES, sem deixar que atrapalhem sua vida profissional.






É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.


Consultora de Carreira, Desenvolvimento Profissional e Transformações Pessoais. Mentora, Instrutora e Escritora. Ajudo pessoas a tornarem-se a melhor versão de si mesmas através de autoconhecimento, protagonismo e marketing pessoal.







bottom of page