Imagem Pixabay
Leve sempre com você tranquilidade, entusiasmo, segurança ao se apresentar, objetividade para demonstrar seus resultados, brilho nos olhos e encantamento para mostrar seu desejo de ocupar o cargo e abraçar a empresa como sua.
Leve também seu conhecimento sobre a empresa; os recrutadores amam saber que você conhece a empresa e suas características, segmento e cultura. Isso demonstra interesse real pela vaga.
PARA TREINAR
A recomendação é ler as perguntas, entender o que o entrevistador quer saber e de que forma você pode estruturar suas respostas para mostrar que é o candidato ideal para a vaga.
– Fale um pouco sobre você…
A pergunta é simples. Não é o momento de fazer uma retrospectiva da sua vida pessoal ou profissional. Fale das experiências legais que podem mostrar o que você tem em comum com a empresa ou com a vaga.
– Por que você escolheu essa carreira?
Diga que você se identifica com a área, dedica-se a ela e sente prazer no que faz.
– Por que você se interessou pela vaga?
Fale sobre o porquê de fazer esse trabalho naquela empresa, e não em qualquer outro lugar. Coloque PAIXÃO nos olhos, na sua fala e na sua expressão corporal enquanto fala do quanto você gosta do que faz.
Identifique alguns fatores-chave que tornam a vaga uma excelente opção para você (por exemplo “Adoro atendimento ao cliente porque gosto de interagir com outras pessoas e ajudar alguém a resolver um problema”). Você também pode falar sobre a empresa. Por exemplo: “Eu sempre fui apaixonado por educação e acho que vocês estão fazendo coisas incríveis; quero fazer parte disso”.
– Quais são suas maiores qualidades?
Melhor do que ter um texto decorado sobre o que você imagina que o recrutador quer ouvir (trabalhar em equipe, sou organizado, pontual etc), é recomendável ser sincero. Saber reconhecer suas reais qualidades demonstra AUTOCONHECIMENTO. Melhor ainda se você souber fazer um link com situações reais onde você demonstrou esses comportamentos.
– Quais são seus pontos fortes?
A dica aqui é falar sobre seus pontos fortes verdadeiros – e não sobre os que você acha que o recrutador quer ouvir. Escolha seus pontos fortes mais relevantes para a vaga e seja bem específico. Por exemplo, em vez de falar que tem “habilidades com pessoas”, diga que tem “comunicação persuasiva” ou é bom em “construir relacionamentos”. Em seguida, dê um exemplo real de como você aplica essa característica no ambiente profissional.
– Quais são seus pontos fracos?
O entrevistador quer avaliar seu autoconhecimento e também sua honestidade, mas nem por isso você precisa acabar com suas chances de conseguir o emprego. Não é o caso, por exemplo, de assumir que você nunca consegue cumprir prazos. Muito menos é hora de você se vender como o profissional perfeito. O entrevistador sabe muito bem que isso não existe. O melhor é citar pontos em que você sabe que pode melhorar e está se esforçando. Exemplo: “Não sou bom em falar em público, tenho um certo pavor, mas estou me esforçando; até me ofereci como voluntário para conduzir reuniões e ir me acostumando a falar para um público maior.”
– Quais são suas maiores qualidades?
Melhor do que ter um texto decorado sobre o que você imagina que o recrutador quer ouvir (trabalhar em equipe, sou organizado, pontual etc), é recomendável ser sincero. Saber reconhecer suas reais qualidades demonstra AUTOCONHECIMENTO. Melhor ainda se você souber fazer um link com situações reais onde você demonstrou esses comportamentos. O importante é você mostrar que você SE CONHECE. Que você ACREDITA EM VOCÊ MESMA e que VE EM SI essas qualidades.
– Quais são os seus defeitos?
Independentemente de qualquer coisa, não diga “não sei”. É fundamental reconhecer onde você acha que precisa melhorar. Seja sincero e tente mostrar que você já identificou esses comportamentos e adotou algumas soluções para que eles não atrapalhem na sua vida profissional. Não tente aparentar o que você não é.
Os recrutadores não querem pessoas perfeitas, porque elas não existem. Eles só querem saber SE VOCÊ RECONHECE SEUS DEFEITOS e se SABE LIDAR COM ELES, sem deixar que atrapalhem sua vida profissional.
É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.
Consultora de Carreira, Desenvolvimento Profissional e Transformações Pessoais. Mentora, Instrutora e Escritora. Ajudo pessoas a tornarem-se a melhor versão de si mesmas através de autoconhecimento, protagonismo e marketing pessoal.
Entre em contato - linkedIn.com/in/crismoutella - Instagram @crismoutella - Canal Youtube
Comentários