O primeiro passo para você se destacar em um processo seletivo é ter um Currículo que chame a atenção do recrutador e, para isso, você precisa se diferenciar.
Além de apresentar experiências profissionais e formação acadêmica, seu Currículo precisa refletir quem você é como profissional e como usou suas competências e habilidades para trazer resultados para as empresas por onde passou, mostrando assim do que é capaz.
Também não pode faltar o seu Objetivo Profissional, para cada vaga a ser respondida, demonstrando que você sabe o que está buscando, além de ajudar as empresas, com mais de uma posição em aberto, a identificar, rapidamente, outras oportunidades para os candidatos.
Tudo isso torna seu Currículo um instrumento precioso de Marketing Pessoal, mas pode ser difícil mostrar, em detalhes, todas as suas habilidades técnicas exigidas para uma vaga ou contar todos os desafios encarados em determinados projetos, por exemplo.
É aqui que entra o Portfólio, um importante complemento que vem sendo cada vez mais pedido pelos recrutadores.
QUEM PRECISA DE UM PORTFÓLIO?
Para profissionais de áreas criativas como Artes, Arquitetura, Design e Comunicação, é essencial ter um Portfólio. É através desse material que os profissionais demonstram seu estilo e a qualidade do seu trabalho.
Mas um Gestor de Projetos, um profissional de TI, um Coordenador e qualquer outro colaborador também pode ter seu portfólio, apresentando as inovações que implementou ou ajudou a implementar na empresa, os resultados obtidos, as técnicas, competências e habilidades utilizadas.
Até mesmo quem ainda está estudando pode ter seu Portfólio na busca pelo primeiro estágio ou emprego. O estudante pode incluir atividades e projetos que participou durante a graduação, para que as empresas vejam suas habilidades e como ele pode ser inserido na empresa.
Um bom portfólio pode ser a porta de entrada para o cargo dos seus sonhos.
Em um processo seletivo, os recrutadores querem saber se você tem os skills necessários para a vaga. A melhor maneira de mostrar é contando a sua história profissional. Use storytelling para inovar e ser mais criativo.
Demostre suas habilidades e experiências profissionais/acadêmicas através dos trabalhos que realizou, do mais recente para o mais antigo.
O portfólio é uma prova concreta das suas habilidades como profissional.
E tudo de forma muito simples de fazer. Você realiza um projeto ou uma atividade, cria uma apresentação desse trabalho e disponibiliza como documento ou um link.
Reúna todos os trabalhos em um só lugar e você terá seu Portfólio.
COMO FAZER UM PORTFÓLIO
1 – Defina seu Objetivo
Está procurando por emprego ou trabalho e quer mostrar o que já fez?
Organize seu portfólio com os seus melhores trabalhos/projetos em ordem cronológica inversa (do mais recente para o mais antigo).
Considere como melhores trabalhos aqueles que você mais gostou de fazer, mais se orgulha de ter feito e melhores resultados trouxeram para a empresa.
Está tentando conseguir freela na sua área de atuação ou conquistar clientes?
Apresente os trabalhos mais interessantes, começando pelo melhor de todos.
2 – Diversifique experiências interessantes
Trabalhos ou Projetos para diferentes segmentos ou públicos, que demonstrem competências e habilidades diferentes entre si, são interessantes para demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação.
3 – Mostre resultados
Sempre que possível conte fatos e mostre dados, quantitativos ou qualitativos, pontuando os resultados que você alcançou com cada trabalho.
O autoconhecimento resultante do processo de criação do seu portfólio te ajudará a responder perguntas com mais facilidade na hora de passar por entrevistas.
4 – Não deixe para fazer só quando lhe pedirem
Dedique um tempo para fazer a curadoria dos seus trabalhos e poder criar um Portfólio de qualidade.
Não adianta entrar em um processo seletivo se não tiver esse material pronto. Os recrutadores pedem logo no início e não é algo que se faça em 1 hora.
O QUE VOCÊ TAMBÉM PODE INCLUIR NO SEU PORTFÓLIO
Seu nome e objetivo profissional.
Um parágrafo declarando que o conteúdo é confidencial e de sua autoria. Deixe claro que nenhuma parte do portfólio pode ser reproduzida sem sua autorização.
Faça uma breve descrição da sua opinião sobre o seu próprio trabalho e sobre o local onde você gostaria de trabalhar.
Descreva os seus objetivos profissionais para os próximos cinco anos.
Se seu portfólio estiver online e seu currículo também, inclua um link de um para o outro.
Identifique de 3 a 5 habilidades que são importantes para a sua carreira. Reúna amostras específicas do seu trabalho, estágio, trabalho voluntário, atividades ou outros projetos onde utilizou essas habilidades.
CRIANDO SEU PORTFÓLIO
1 - Existem várias ferramentas que você pode utilizar para fazer seu Portfólio.
Nada errado se você fizer seu Portfólio em Word, Power Point ou Canvas e entregar em pdf. Capriche na organização das informações e seja criativo no visual.
Personalize seu portfólio. É possível utilizar imagens e cores que você goste.
Se quiser, use um layout semelhante ao do seu currículo, para fazer um kit.
2 - Se preferir um portfólio digital, experimente:
Behance, plataforma da Adobe
DevianArt, rede social para artistas iniciantes
WordPress, muito usado para criação de blogs
Cargo Colletive, que oferece templates interessantes
Wix, para criação de sites, com templates prontos
Clippings.me, opção para quem trabalha com textos
QUANDO ENVIAR SEU PORTFÓLIO
Se você não é um profissional de área criativa ou das Artes, aguarde pedirem seu portfólio para enviá-lo.
MANTENHA SEU PORTFÓLIO ATUALIZADO
Isso aumenta suas chances de conseguir um trabalho legal e de não esquecer e inclui-lo no seu Portfólio.
AUMENTE O ALCANCE DO SEU PORTFÓLIO
Inclua o link do seu Portfólio no seu LinkedIn, no seu Currículo e em outras redes sociais.
❤️🧡💛💚
Oportunidade a gente cria.
BORA SER FELIZ!
Cris Moutella
Mentora, Consultora, Palestrante e Escritora. Embaixadora do Programa Empregabilidade ON da Carreirahub. Carioca apaixonada por gente e desenvolvimento profissional, há mais de 35 anos atuando com Pessoas, Gestão, Treinamento e Desenvolvimento, nas áreas de TI, Marketing, Comunicação Digital e Negócios.
Opmerkingen