top of page

Blog

PARA VOCÊ, QUE PRECISA DE TRABALHO!



Não precisa ser gênio para entender a matemática simples da conta que não bate.


14,1 milhões de desempregados - 2,2 milhões de vagas disponíveis = 11,9 milhões de DESEMPREGADOS (se todas as vagas fosse ocupadas)

No entanto, a realidade nos mostra alguns vieses:

1 - Muitas das 2,2 milhões de vagas disponíveis, na verdade, NÃO EXISTEM.


Por um lado, as empresas informam ao governo os novos postos de trabalho criados, por outro, abrem o mesmo posto de trabalho até 4 vezes no mesmo ano, demitindo o trabalhador dentro do período de experiência e contratando outro. No acumulado, são 4 novos postos de trabalho e 4 pessoas que não entendem porque foram demitidas.


2 - Empresas dizem que não encontram candidatos qualificados e profissionais reclamam que empresas exigem demais.

O assunto dá pano para uma discussão sem fim, sem considerar os processos seletivos robotizados que estão no meio do caminho. Tenho críticas, mas como estou ao lado dos profissionais que buscam por trabalho e emprego, minha missão é ajudá-los a conseguir.

O que ocorre hoje, de um modo geral, são mais exigências técnicas dos profissionais e menos contratações. A grosso modo, 2 trabalhando por 1, pela metade do salário de antes.


É preciso encarar a realidade. Quer um emprego? ADAPTE-SE! O mundo que conhecemos antes da pandemia não existe mais. Poucas empresas são verdadeiramente humanizadas e outras poucas pagarão por um treinamento técnico que falta no seu perfil.


Cada empresa sabe onde lhe aperta o calo e quanto pode (ou quer) investir em um novo profissional. Se você valer à pena, irão investir. Se você for barato e descartável, não irão. Pergunte na entrevista.


Não esqueça também de perguntar aos recrutadores quais são os 3 pontos fortes e os fracos da empresa onde querem que você trabalhe. Ideia do Eduardo Felix. Amei!


O QUE FAZER?

Continue em frente. Não desista!


a) VALORIZE-SE! Estude para poder valer mais no mercado de trabalho.


b) Continue na média e aceite o que vier. Com o tempo, todos vamos aprender em que direção o Brasil vai caminhar.


c) Trabalhe com contrato de trabalho intermitente, como autônomo ou empreendedor.


d) Ajude quem e como puder. A retomada da economia depende de todos nós.

e) Apoie o cuidado com o meio ambiente, o respeito pelos mais velhos e a igualdade dos serem humanos. Somente juntos faremos um Brasil melhor.


Fontes:

- Desemprego recua para 13,7% em julho, mas ainda atinge 14,1 milhões, aponta IBGE - https://glo.bo/31TACpv

- Brasil cria 372.265 novos postos de trabalho formais em agosto e o saldo acumulado de janeiro a agosto de 2021 o saldo é de mais de 2,2 milhões de novas vagas de emprego, Ministério do Trabalho e Emprego - https://bit.ly/3F7wbpl







Gostou do artigo? Deixe seu comentário.



Cris Moutella

Mentora, Consultora de Carreira e Marca Pessoal. LinkedIn Influencer. Inspirando e Transformando pessoas. Ajudo você em todas as etapas da sua vida profissional. Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.




É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.



bottom of page