top of page

Blog

Bora ser Feliz! Os Benefícios do Bom Humor para a Carreira



Estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade, o que custa à economia mundial em torno de um trilhão de dólares.


A publicação da OMS de 2002, “Diretrizes da OMS sobre saúde mental no trabalho”, recomenda ações para enfrentar os riscos para a saúde mental, como cargas de trabalho pesadas, comportamentos negativos e outros fatores que criam angústia no trabalho. E pela primeira vez, recomenda o treinamento de gerentes, para construir sua capacidade de evitar ambientes de trabalho estressantes e responder aos trabalhadores e trabalhadoras em perigo.


A publicação também levanta questões sociais que afetam negativamente a saúde mental, incluindo discriminação e desigualdade. O bullying e a violência psicológica (também conhecidos como "mobbing") são as principais queixas de assédio no local de trabalho que têm impacto negativo na saúde mental.


Ao que tudo indica, cada vez mais trabalhadores estão ficando tristes. A ideia é que o local de trabalho se torne mais leve e o humor seja uma ferramenta para conseguir resultados melhores.


Fique atento ao esgotamento físico e mental


A tensão natural que existe no ambiente corporativo costuma evidenciar quem está ou não de bem com a vida e com suas atividades profissionais. Até mesmo alguém feliz pode ser negativamente impactado pelo trabalho se o clima organizacional for tóxico na maior parte do tempo.


De acordo com a 23ª edição do Índice de Confiança Robert Half, dentre os desempregados que participaram do estudo, 58% deles destacaram como motivo de demissão a ausência de felicidade. Essa motivação ficou em primeiro lugar, lado a lado com a falta de perspectiva de crescimento na organização.


Mas como podemos reverter isso e usar o bom humor para aumentar a produtividade das empresas?




Benefícios do bom humor no trabalho


Quem não gosta de estar perto de uma pessoa alegre e positiva? Isso também atrai as pessoas para perto de nós. O bom humor nos ajuda a conduzir a vida com mais leveza, mesmo nas dificuldades.


As mudanças de humor fazem parte da vida, mas devemos acender o sinal de alerta quando estamos mais para baixo e procurar ajuda, para não deixar a tristeza tomar conta do nosso dia.


Confira os benefícios do bom humor no trabalho:


1. Sensação de bem-estar

2. Otimismo e administração do stress

3. Mais resiliência e equilíbrio emocional

4. Benefícios na saúde física: reduz a pressão arterial, melhora a circulação, fortalece o sistema imunológico, relaxa a musculatura e alivia dores.

5. Mais motivação e energia para atividades e trabalho.

6. Alivia o medo e a ansiedade.

7. Mais disposição, criatividade e entusiasmo na execução de tarefas.

8. Gera laços de amizade, união e companheirismo.

9. O humor é contagioso e serve de inspiração para comportamentos positivos.

10. Facilita negociações e persuasão.

11. Proporciona leveza e descontração no ambiente de trabalho.

12. Ajuda a aumentar a produtividade.


“91% dos executivos brasileiros entrevistados acreditam que o bom humor é importante para o avanço na carreira, assim como 84% acreditam que, em nível organizacional, as empresas estão aderindo ao que elas próprias chamam de ‘a vantagem do humor’. Ou seja, tornar o ambiente de trabalho mais leve é cada vez mais necessário.”



Ações que ajudam a elevar a felicidade pessoal e profissional

1. Aprimoramento contínuo; atualize-se com frequência.

2. Faça bem feito; as pessoas esperam de você o seu melhor.

3. Pense positivo; escolha ver a vida pelo prisma do otimismo.

4. Invista em hobbies; te motiva a evoluir e seguir em frente.

5. Não guarde nada para depois; resolva situações desconfortáveis o quanto antes.

6. Cuide da sua saúde física.

7. Pratique a escuta ativa.

8. Releve comportamentos atípicos; todos passam por momentos difíceis.

9. Recalibre suas expectativas; desilusões nos deixam de mal humor.

10. Seja resiliente; adapte-se rapidamente às mudanças.


Profissionais bem-humorados são os primeiros a ser lembrados pelo presidente da empresa quando o assunto é promoção. Um estudo da consultoria americana Hodge-Cronin & Associates apontou que 98% de 737 altos executivos contratariam ou promoveriam o boa-praça no lugar do carrancudo.




E se eu for mal-humorado?


A última coisa que se pode exigir de um profissional é que ele mude completamente de personalidade. A questão central para que seu relacionamento interpessoal seja eficiente é se expressar da maneira como você se sentir mais confortável, seja com a expressão séria ou sorridente.


No entanto, levar a vida mais leve não faz mal a ninguém. Lembre-se que ficar franzindo as sobrancelhas e revirando os olhos o tempo todo pode ser péssimo para a sua imagem.


De acordo com pesquisa desenvolvida pelo Instituto Opinium, na Inglaterra, os mal-humorados são responsáveis por 37% da irritação geral no escritório.


Aproximar-se dos mais risonhos também pode ajudar os mais introvertidos a se soltarem — a convivência com o riso estimula o desenvolvimento de uma postura bem-humorada. A leveza é um exercício que precisa ser praticado todos os dias.” Comece hoje.


Fontes:


👉 Faça seu login para receber mais inspirações como essa



Bora ser feliz!


Cris Moutella

Mentora de Vida e Carreira

Autora e palestrante. Fundadora e administradora do Grupo de Vagas Precisamos Trabalhar.

bottom of page