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Orientações Estratégicas para LinkedIn Aprovadas por Meus Mentorados



Ter um perfil LinkedIn Campeão é básico para sua sobrevivência na maior rede profissional do planeta, mas não suficiente para alcançar seus objetivos.


Um Perfil Campeão lhe dá mais chances de ser visto e encontrado, mas pode não dizer nada a respeito da sua pessoa, do que você deseja ou tem a contribuir.


Para ter um Perfil Campeão basta ter os campos completos, independente do que você escreve neles e do seu comportamento na plataforma. Ajuda muito a potencializar seu perfil nos resultados das buscas, mas não te destaca como um profissional diferenciado, desejado pelo mercado de trabalho.


Para realmente ter um perfil atrativo e ser um profissional procurado por recrutadores e headhunters, você precisa planejar sua carreira – e usar o seu perfil – com estratégia.


Um profissional que cuida da sua carreira possui objetivos claros e definidos, metas a serem cumpridas, é persistente, determinado e focado. Também possui visão de futuro, é altamente resiliente e possui uma boa rede de relacionamentos.


Para ter um Perfil ESTRATÉGICO no LinkedIn, é preciso informar claramente seus objetivos profissionais, ter um perfil campeão (claro!) e ser totalmente coerente com seu currículo. Além disso, deve aprender a utilizar todos os recursos disponíveis na plataforma para COMPARTILHAR seus conhecimentos e INTERAGIR com as pessoas, criando e mantendo relacionamentos, sendo exatamente quem você é.


20 ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS APROVADAS POR MEUS MENTORADOS



2. Configure para deixar sua foto de perfil visível publicamente.


3. Tenha uma imagem de capa profissional.


4. O Título é um dos campos utilizados nas buscas do LinkedIn para encontrar pessoas e, por isso, precisa conter palavras-chaves que te ajudem a ser encontrado. Use cargos e áreas de atuação do seu interesse. Não use expressões como busca por recolocação, desafios ou desempregado. Use esse campo com estratégia e inteligência. Evite repetir palavras e acrescente as relacionadas ao seu objetivo profissional.


5. Verifique se sua seção de Informações de contato está atualizada.


6. Instigue quem for ler sua Seção Sobre a ficar com vontade de te conhecer. Faça um Resumo que apresente suas competências e principais realizações, mostrando o quanto você tem a contribuir com as empresas. Foque nos resultados entregues, nas experiências positivas que trouxeram benefícios para as empresas e orgulho para você. Dê exemplos de projetos, conquistas, prêmios e resultados (fatos e dados). Destaque as habilidades que você possui e utiliza para alcançar esses resultados. Finalize com seu nome e e-mail para contato.


7. Habilite sua seção Em destaque com pelo menos 3 itens relevantes. Carregue um documento, vídeo, artigo, post ou link da web. Revise e atualize essa seção com frequência.


8. Conecte suas Experiências à página da empresa correta, garantindo que o logotipo apareça. Adicione descrições focadas no seu objetivo profissional, com seis linhas ou mais. Adicione realizações para demonstrar seu diferencial. Ressalte conquistas e resultados, fatos e dados. Não detalhe tarefas.


9. Na parte inferior das suas experiências de trabalho, principalmente a mais recente, Adicione mídia, incluindo links da web ou documentos.


10. Informe sua Formação e procure manter-se atualizado.


11. Segundo o LinkedIn, com 5 Competências cadastradas você aumenta em 27 vezes as chances de ser encontrado pelos recrutadores. Adicione até 50 Competências relevantes para o seu trabalho, palavras-chave que ajudam você a ser encontrado nas pesquisas do LinkedIn. Mova suas 3 principais Competências para o topo da sua lista; são as que ficam mais visíveis no seu perfil.


12. Adicione suas Conquistas. Inclua Cursos, Idiomas, Projetos que participou, Reconhecimentos e Prêmios que recebeu, e Organizações que faz parte.


13. Certifique-se de que suas Recomendações visíveis sejam as mais relevantes.


14. Não fique invisível na rede! No LinkedIn, você pode mostrar os assuntos que domina, suas competências, habilidades, perfil comportamental (softskills), fortalecer seus relacionamentos profissionais (networking) e despertar o interesse de quem você quer que se interesse por você.


15. Compartilhe seus conhecimentos através de conteúdos (posts e comentários).


16. Leu um post e gostou? Curta, Comente, Compartilhe.


17. Adorou trabalhar com determinada pessoa? Faça um Reconhecimento.


18. Admira alguém com quem trabalha? Faça uma Recomendação.


19. Quer saber o que seu público acha sobre determinado assunto? Faça uma enquete.


20. Como alertar os recrutadores que estou em recolocação? No seu perfil, logo abaixo do seu título, existe a opção "Tenho interesses em". Selecione "Encontrar um novo emprego". Indique até 5 cargos do seu interesse. Eles vão ficar bem visíveis no seu perfil, logo abaixo do seu nome. Você pode deixar visível apenas para Recrutadores ou para toda rede (#opentowork).



Bora ser feliz... E empregável!


Cris Moutella

Mentora de Vida e Carreira

Autora e palestrante. Fundadora e administradora do Grupo de Vagas Precisamos Trabalhar.

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