top of page

Blog

O Impacto das Hashtags no Engajamento e Relevância do LinkedIn



PARA QUE SERVEM AS HASHTAGS

Existem dois principais motivos para você usar hashtags no LinkedIn: alcance e relevância.


Se você deseja que as pessoas vejam seus posts ou aumentem as visualizações do seu conteúdo, precisa dominar as hashtags. Elas ajudam a aumentar seu alcance e permitem que você compartilhe conteúdo com impacto, de acordo com o algoritmo do LinkedIn.Seu post será sempre exibido para as pessoas que estão seguindo as hashtags que você incluiu.


Apenas adicionar gestão, por exemplo, não garante que seu post alcançará os milhares de seguidores dessa hashtag, mas seu conteúdo será exibido para uma seleção de pessoas que seguem essa hashtag - que o algoritmo acredita que gostarão do seu conteúdo. (Leia de novo para ter certeza de que entendeu.)



Se tudo correr bem e os seguidores de #gestão curtirem, compartilharem e comentarem sua postagem, ela será exibida para mais seguidores dessa hashtag, bem como para pessoas que seguem as pessoas que se engajaram com o que você postou.


Adicionar uma hashtag a uma postagem também significa que seu conteúdo aparecerá na página de consulta à essa hashtag. Essa é outra maneira de seu conteúdo alcançar o público certo, mesmo que ele não faça parte de sua rede LinkedIn ou não tenha sido selecionado para ter a postagem exibida em seu próprio feed. (Vai devagar... É muita informação!)




Hashtags são pesquisáveis, então, se alguém pesquisar no LinkedIn por uma das hashtags que você usa nos seus posts, há uma chance de que eles a encontrem nos resultados da pesquisa, criando mais uma oportunidade para você expandir seu público.


Hashtags não são apenas um sinal para o algoritmo. Talvez mais importante, elas são um sinal para seu público sobre o que é mais importante em seu conteúdo, destacando o tópico mais relevante. É por isso que nem sempre é aconselhável ir apenas para as hashtags que têm mais seguidores.

Usar a hashtag mais relevante, mesmo que tenha apenas alguns milhares de seguidores, pode levar você a mais alcance do que sempre indo para aqueles com milhões de seguidores.


Hashtags de nicho altamente relevantes, que têm menos seguidores, geralmente têm postagens menos frequentes. Isso significa que o conteúdo que você postar tem mais chance de ficar no topo da página dessa hashtag por mais tempo, estendendo a exposição geral de sua postagem ao longo do tempo.



OS BENEFÍCIOS DE SEGUIR HASHTAGS DO LINKEDIN


Usar hashtags do LinkedIn não significa apenas colocá-las em seu próprio conteúdo, mas também escolher algumas para você seguir. A razão mais óbvia é que o ajudará a ficar por dentro das últimas notícias e tendências nos assuntos de seu interesse.


Se você está ativamente curtindo, comentando e compartilhando o melhor conteúdo que acha que seria do interesse de sua rede, gradualmente aumentará o valor do seu perfil no LinkedIn, sem ter que criar sempre seu próprio conteúdo.

ENCONTRANDO HASHTAGS DO LINKEDIN


A maneira mais simples de encontrar as hashtags certas no LinkedIn é pesquisá-las. Usando a barra de pesquisa na parte superior da página da web do LinkedIn ou do aplicativo móvel, você pode digitar a hashtag e os resultados da pesquisa incluirão as hashtags correspondentes.


Se preferir, você pode até procurar uma hashtag diretamente editando a URL em seu navegador. Os URLs de hashtag do LinkedIn começam com https://www.linkedin.com/feed/hashtag/?keywords= e terminam com a hashtag. Portanto, o URL para vagas é: https://www.linkedin.com/feed/hashtag/?keywords=vagas



Veja que o número de seguidores para essa hashtag é de mais de 800 mil e que, se quiser, você terá a oportunidade de seguir a hashtag (eu já estou seguindo).


Você também verá uma lista de postagens que já usaram essa hashtag, que você pode classificar como ‘Principais’ (com mais engajamento) ou ‘Recentes’.


As hashtags do LinkedIn não diferenciam maiúsculas de minúsculas, mas quando você as usa, é uma prática recomendada colocar as palavras em maiúsculas - como #MarketingStrategy. Ajuda todos os leitores a entender o que você quer dizer e, em particular, ajuda as pessoas que usam tecnologias assistivas.


GERENCIANDO SUAS HASHTAGS

Entre em Minha Rede e clique em Hashtags:



Aparecerão todas as hashtags que você segue. Basta clicar em uma para deixar de seguir ou ver postagens que a utilizam.



QUANTAS HASHTAGS USAR


É geralmente aceito que três hashtags é o número ideal de hashtags a ser usado. Se você decidir adicionar um quarto, tudo bem. Mais de 5 começa a parecer spam e prejudica a credibilidade do conteúdo que você tem a oferecer.


Para suas três hashtags, o LinkedIn recomenda escolher duas que tenham um grande número de seguidores e uma que pode ter apenas milhares de seguidores, mas que é altamente relevante para seu conteúdo e seu público-alvo. Conseguir um equilíbrio entre amplitude e nicho maximizará seu alcance às pessoas certas.


DICAS DA PESQUISA 2021 DO ALGORITMO LINKEDIN

1. O ponto ideal para o número de Hashtags é entre 3 e 5 para cada postagem.

2. Menos de 3 hashtags reduzem o alcance em 40%. Mais de 5 reduz alcance em 20%. Mais de 9 reduz o alcance em 5%.

3. Colocar hashtags nos comentários não afeta o alcance de o post.

4. O uso consistente de uma hashtag específica em suas próprias postagens aumentará conteúdos relevantes da mesma hashtag em seu próprio feed em 10%.

5. A posição das hashtags ao longo do texto ou na parte inferior não tem influência.


"Be visible. LinkedIn hashtags are alive, and they work." - Ola Kozielska


Gostou? Envie seu comentário e registre-se para ser avisado dos próximos posts.



Cris Moutella

Carioca apaixonada por gente e desenvolvimento profissional, há mais de 35 anos atuando com Pessoas, Gestão, Treinamento e Desenvolvimento nas áreas de TI, Marketing, Digital e Negócios. Mentora de Carreira, LinkedIn e Marca Pessoal. Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.




É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.



bottom of page