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O Desafio de ir Além do Currículo



Estar sem trabalho, mudar de emprego ou fazer uma transição de carreira é um processo bastante desafiador. Você acha que está preparado?

As empresas buscam, cada vez mais, profissionais que estão além de seus currículos. Que se destacam por suas habilidades técnicas mas, principalmente, por suas soft skills (habilidades comportamentais e sociais).

Procuram aqueles que aprendem rápido e podem fazer a diferença já no momento da contratação. Que sejam flexíveis, resilientes e focados em resultados.

Estar preparado lhe dará mais chance de contornar situações, se adaptar ao novo e conquistar a vaga desejada.

O QUE É EMPREGABILIDADE


A Empregabilidade indica o quanto você é desejado pelo mercado de trabalho, referindo-se aos atributos que te tornam capaz de obter e manter um emprego.


No livro “Empregabilidade”, José Carlos Minarelli fala sobre o conceito de Pilares de Empregabilidade, dando condições a qualquer profissional de usar suas competências para resolver problemas, mudando o jeito de trabalhar e as formas pelas quais o trabalho é contratado.



  1. Um trabalho alinhado com vocação ou propósito.

  2. Competências para competir no mundo competitivo.

  3. Segurança, advinda da confiança inspirada pelo profissional.

  4. Saúde física, mental e fé.

  5. Uma reserva financeira para as transições entre empregos e para investir, para que o profissional esteja sempre atualizado.

  6. Uma rede de relacionamentos (networking) que protege, dá acesso, bem como cria oportunidades, de pessoa para pessoa.


PARA TER UM ALTO ÍNDICE DE EMPREGABILIDADE VOCÊ PRECISA:

  • Acompanhar e entender as tendências do Mercado.

  • Ter clareza de seus talentos e habilidades.

  • Ter um constante desenvolvimento de competências.

  • Saber se posicionar profissionalmente.

  • Construir uma marca pessoal forte.

“Deixar de se preparar é o mesmo que se preparar para o fracasso.” – John Wooden

O que você tem feito para impulsionar seu sucesso diariamente?

Ninguém quer ser reconhecido como um fracassado, mas nem sempre temos noção de que estamos agindo nessa direção.


LONGLIFE LEARNING – APRENDA POR TODA SUA VIDA

Se você tem como objetivo entender um pouco mais sobre as pessoas, o mundo e as coisas que consome, bem como deseja fortalecer a sua inteligência emocional, estudar deverá fazer parte de sua rotina.


Para ter ideias e construir estratégias ao longo da vida, precisará de conhecimento, que só pode ser obtido por meio do estudo e pesquisa. O conhecimento é uma fonte inesgotável.



Podemos aprender à medida que reconhecemos que há limitações a serem supridas.


A busca pelo conhecimento e pelo aprendizado por meio do estudo constante é a única forma de preparar a nossa mente para buscar e lidar com o sucesso. Se você não reconhece que é necessário mudar para chegar a esse sucesso, isso pode te impedir de caminhar rumo ao sucesso.



MINDSET DE CRESCIMENTO – DESENVOLVA SUA MENTE PARA O SUCESSO

A especialista e autora do livro Mindset, Carol Dweck, identificou que a maioria das pessoas pode ser classificada em dois grandes grupos de mindset : fixo e de crescimento.

Quando alguém acredita que suas próprias qualidades são permanentes com uma quantidade limitada, caracteriza-se um mindset fixo.


Já no mindset de crescimento, a pessoa acredita que as qualidades, habilidades e competências podem ser desenvolvidas através de esforços, e que os esforços e a persistência fazem parte de uma trajetória para ser bem sucedido. Mesmo diante de obstáculos, a pessoa aceita os desafios e consegue avançar tendo uma atitude resiliente.



Um mindset de crescimento é desenvolvido através de um gosto genuíno pelo aprendizado.

Estabelecer que você sempre terá o que aprender diante de novas situações é a melhor maneira de manter a via positiva.



A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA

A disciplina é a base para o sucesso pessoal e profissional.

“Se a pessoa, por mais rica e poderosa que seja, não tiver organização e disciplina, acabará fazendo muito pouco por si mesma.” - Abílio Diniz


Sugestões práticas para uma vida organizada:

  • Planeje suas atividades e tente seguir fielmente.

  • Descubra maneiras de criar ordem e disciplina em sua mente: gerencie suas emoções.

  • Administre melhor o seu tempo, reconhecendo as prioridades no seu dia-a-dia.

  • Perceba a qualidade de atenção que você tem dedicado a cada tarefa diária.

  • Busque o caminho mais simples e prático de atingir suas metas.

  • Assuma totalmente a responsabilidade pela sua vida. Só você pode decidir o caminho a seguir.

  • Não desista diante de uma dificuldade. Acalme-se, respire e continue.

  • Se precisar, peça ajuda.



O QUE AUTOCONHECIMENTO TEM A VER COM EMPREGABILIDADE

Sem a capacidade de adentrar na própria essência, por falta de uma observação sincera sobre si mesmo, você permite que oportunidades passem e as portas se fechem a você.


Sem o devido conhecimento, não temos como reagir para propor soluções efetivas e precisas a cada problema.

Em relação ao pilar comportamental vamos tratar o Autoconhecimento como fator determinante para manter a sua Empregabilidade em alta.


“Por uma força de trabalho resiliente para a carreira, nos referimos a um grupo de funcionários que não só se dedicam à ideia de aprendizagem contínua, mas também estão prontos para se reinventarem para acompanhar a mudança;

que assumem a responsabilidade pela sua própria gestão de carreira; e, por último, mas não menos importante, que estão comprometidos com o sucesso da empresa.


Para cada indivíduo, isso significa permanecer informado sobre as tendências do mercado e entender as habilidades e comportamentos que a empresa precisará no caminho.


Significa ser consciente das próprias habilidades – dos pontos fortes e fracos de uma pessoa – e ter um plano para aprimorar o desempenho e a empregabilidade de longo prazo.


Significa ter vontade e capacidade de responder de forma rápida e flexível às necessidades de negócios em mudança.

E significa seguir em frente quando uma relação ganha-ganha não é mais possível”.


Artigo publicado na Harvard Business Review (Toward a Career-Resilient Workforce, by Robert Waterman et all



EM BUSCA DO AUTOCONHECIMENTO

Para desenvolver competências é necessário se conhecer, trabalhar seus pontos mais fortes e desenvolver os mais fracos, bem como reconhecer suas limitações para poder aperfeiçoá-las.

Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse processo:

1. Esteja antenado

  • Conseguir o emprego é apenas o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Na verdade, talvez seja o mais simples de todos. Manter-se atualizado é primordial para ser um profissional com boa empregabilidade.



2. Desenvolva sua Criatividade

  • O termo “criatividade” pode ser um pouco assustador para alguns profissionais, pois carrega a exigência de criar algo novo, que nunca ninguém antes havia pensado. Essa é uma ideia errônea sobre o conceito.

  • Ao contrário do que muitos pensam, todos somos criativos e podemos trabalhar para melhorar ainda mais.

  • A criatividade nada mais é do que a competência de achar saídas inteligentes para problemas corriqueiros. Não tenha medo de inovar, propor, desafiar. Lembre-se: crianças são mais criativas, pois não possuem medo de errar!

  • Uma dica é trabalhar a criatividade no seu dia a dia, nos desafios da vida cotidiana. Pense por exemplo, em alternativas para resolver o problema do trânsito, da saúde, dentre outras questões que o cercam.

3 . Explore novas tecnologias

  • Ainda que você não trabalhe diretamente com Tecnologia, você precisa se atentar minimamente nessas inovações.

  • Ficar para trás no uso das tecnologias pode transmitir uma imagem antiquada e fechada a mudanças, o que não é nada positivo.

  • Saber utilizar as redes sociais, os mecanismos de busca e alguns aplicativos mais comuns é mostrar que você está por dentro das novidades.



4. Trabalho em equipe

  • A boa convivência em grupo é essencial para toda a profissão. É importante saber que a troca de conhecimento, a vontade de aprender com o outro e a abertura para novas relações são fatores que contam muito na hora de selecionar um bom profissional.

  • Uma grande organização sempre irá pensar na boa relação de suas equipes, pois isso influencia diretamente em seu negócio.

5. Saiba se comunicar



  • Ter uma boa comunicação é fundamental para se destacar no mercado.

  • E não só suas palavras que se comunicam: fique de olho em sua postura, no tom de voz e também na forma como se veste.

6. Acredite!

  • Acredite em você e nas suas competências. Acredite em todo seu esforço para se tornar um profissional capacitado. Sua empregabilidade depende também da confiança em sua capacidade de evolução.

  • Estude sempre, esse é um investimento que trará bons frutos. Manter um emprego está relacionado a acompanhar a evolução da empresa onde está.


#cristips para seu sucesso profissional e pessoal


Bora ser feliz... E empregável!


❤️🧡💛💚


Cris Moutella

Mentora, Consultora, Palestrante e Escritora. Apaixonada por gente, dedicada a inspirar e transformar pessoas e suas carreiras. Autora de livros, e-books, conteúdos e vídeos para ajudar você na conquista do seu emprego ou trabalho. Fundadora e administradora do Grupo de Vagas Precisamos Trabalhar.

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