“O conhecimento é em si mesmo um poder”, disse Francis Bacon, filósofo inglês, mas se perde quando não compartilhado.
Reter conhecimento impede que outros se desenvolvam, tratando-se então de uma atitude egoísta e destrutiva para a sociedade e a comunidade em que habita.
Ao compartilharmos conhecimento, contribuímos com a inteligência coletiva e na construção de uma cultura de aprendizagem. Todos ganham, especialmente quando percebem que podem fazer melhor seu trabalho através da troca de conhecimento. Ensinar não é perder conhecimento, mas ganhar novos. Aprende-se quando ensina-se.
Pense em como você pode compartilhar com o mundo o que você sabe ou acabou de aprender.
Conte sobre o livro que acabou de ler.
Indique materiais de leitura como referências.
Crie tutoriais simples sobre o que você sabe e disponibilize na internet.
Use imagens, textos e vídeos para ajudar as pessoas a se tornar melhores no que elas querem melhorar.
Quando compartilhamos conhecimento, mostramos que conhecemos o assunto e que temos experiência, o que aumenta nossa “autoridade” e traz mais visibilidade. As pessoas sentem-se mais próximas porque deixamos que entrem em contato com nosso conhecimento.
“O conhecimento tem o dom de se multiplicar quando nos propomos a ampliá-lo.” - Jorge Sabongi, escritor
OUÇA COM O CORAÇÃO
As pessoas passam a nos ver como referência, criam conexões e geramos relacionamentos de confiança. Sabendo alimentar esse ciclo, ampliamos e mantemos nossa rede de networking indefinidamente.
Veja que a interação faz toda diferença. A experiência é sempre uma via de mão dupla. As pessoas conversam sobre o que gostam, perguntam e respondem, pedem recomendações, sentem-se confiantes e falam.
Essas pessoas não são somente consumidores do seu conteúdo, mas PESSOAS parceiras e colaboradoras. Você faz parte dessa comunidade e é a pessoa facilitadora, influenciadora e criadora das conexões entre as pessoas. Aprenda a ficar também em silêncio e OUÇA O QUE ELAS TÊM A DIZER.
“Quando as pessoas percebem que estão sendo ouvidas, elas te dizem coisas.” - Richard Ford, escritor
Se quer receber, precisa dar.
Se quer ser reconhecido, ter que sentir e perceber.
Se quer ser interessante, tem que ser interessado.
Faça coisas que ama e irá atrair pessoas que gostam das mesmas coisas.
Simples assim.
Ditado chinês
“Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia, e, ao se encontrarem, eles trocam as ideias, cada homem vai embora com duas. Sempre que possível troque ideias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam e evoluem… Ainda que você não precise, servirão para o outro”.
Bora ser feliz!
Cris Moutella
Mentora de Vida e Carreira
Autora e palestrante. Fundadora e administradora do Grupo de Vagas Precisamos Trabalhar.
Comments