top of page

Blog

Fale Sobre Você – O que Responder na Entrevista de Emprego



Logo no início da entrevista de emprego, para quebrar o gelo, o recrutador vai lhe pedir: Fale sobre você. Uma pergunta aberta, e quanto mais aberta uma pergunta, maior a probabilidade de você ser reprovado de cara. Mas nada de pânico!


O segredo é ser simples e objetivo.

PRESTENÇÃO!

Muita gente é reprovada já nessa primeira pergunta e nem percebe.



O que você NÃO deve fazer:

  • Falar sobre sua vida pessoal. Você pode até contar que adora ficar em casa vendo séries e passear com seu cachorrinho, mas sua intimidade, guarde para você. (Eu sei o que andam perguntando... Imponha seus limites.)

  • Ser prolixo. O tempo ideal seria entre 1 e 2 minutos. Levar 20, 50 minutos falando não rola. Pior ainda quando o recrutador deixa...

  • Começar a contar sua carreira lá do início. Eu sei que você tem orgulho de tudo o que fez, mas foque no que interessa AGORA.

  • Fale sobre o que você é, não sobre o que você faz.

  • Falar do que não interessa, do você fez antes da sua graduação ou curso técnico, por exemplo.


O QUE FAZER:

  • Agradeça a oportunidade

  • Diga seu segmento de atuação.

  • Cite as empresas por onde passou. Dê mais valor às últimas 3 experiências profissionais relevantes, pois são elas que vão contar melhor sobre você, como profissional, hoje. O restante você pincela.

  • Reforce suas principais conquistas.

  • Fale sobre sua área.

  • Seja sincero, mas não cometa sincericídio. Os babados e quebra-paus não precisam ser contados.

  • Foque nas informações que o recrutador precisa saber a seu respeito.


Cada um conta sua própria história e só você pode escrever a sua. Vou dar como exemplo a minha. Tenho uma carreira generalista, com passagem por várias áreas e segmentos, o que dá um ar de “ela não sabe o que quer” quando, na verdade, eu evoluí através das oportunidades que surgiram ao longo do tempo.


Comecei quando não havia internet nem celulares. Me adaptei às inovações e estudei sempre. Mudei algumas vezes de profissão e dei passos atrás por sobrevivência. Estou feliz onde cheguei.


Você, generalista ou especialista, aproveite a estrutura do meu exemplo para falar de você e se apresentar adequadamente.


“Quero agradecer a oportunidade de estar participando desse processo seletivo. Fiquei muito feliz de ter sido selecionada porque tenho muito interesse em trabalhar nessa empresa.


Sou uma profissional que adora desafios. Atuo há 6 anos com Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas e Mentoria, tendo o LinkedIn como meio de produção de conteúdo e relacionamento. Milhares de pessoas já foram impactadas, transformadas e recolocadas, direta e indiretamente.


Atuei antes com pessoas, inovação, tecnologia e comunicação, na Gestão de Projetos Digitais na Embratel, empresa multinacional de telecomunicações, lidando com grandes desafios e importantes projetos de atendimento aos cliente residenciais, corporativos e vendas online.


Tenho também experiência em Gerência de Marketing na indústria farmacêutica e cosmética Casa Granado, onde entrei quando foi adquirida pelo inglês Christoffer Freeman. Transformamos a marca e a cultura da empresa com produtos mais modernos, levando a linha tradicional de sabonetes Glicerina e o Polvilho Antisséptico a outro patamar no mercado, além do lançamento da linha Bebê.


Passei também por empresas como Coca-Cola, Swedish Match do Brasil, IBPI e Lumiere Brasil, atuando nas áreas de TI, Marketing, Varejo, Acadêmica, Administrativa e Financeira.”


Se o recrutador quiser aprofundar, ele vai perguntar - e vai!


Sucesso!




👉 Procurando Emprego? Participe do Grupo de Vagas Precisamos Trabalhar no LinkedIn: https://lnkd.in/dvHcxBq



Cris Moutella

Mentora de Carreira, Marca Pessoal e LinkedIn Creator. Carioca apaixonada por gente e desenvolvimento profissional, há mais de 35 anos atuando com Pessoas, Gestão, Treinamento e Desenvolvimento nas áreas de TI, Marketing, Digital e Negócios. Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.




É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page