top of page

Blog

Escreva “a” no lugar de “há” e seu currículo pode ir para o lixo!

Hoje mesmo vi uma vaga escrita assim: “...na área de Recursos Humanos, atuando a mais de 18 anos no mercado nacional.” Errado e triste!


Letras não é a minha área, mas não custa dar uma ajudinha, porque fica feio, mas feio mesmo, ler publicações, currículos e perfis com erros de português.


Erros de português não são perdoados pelos recrutadores, que levam poucos segundos para ler e selecionar um currículo. Com erros, a chance de ir para o lixo é ainda maior.

Então, vamos começar, pelo menos, aprendendo quando usar “há” ou “a”. Usa-se “há” quando o verbo “haver” é impessoal, tem sentido de “existir”, “ter” ou “fazer”, e é conjugado na terceira pessoa do singular. Complicou? A dica mais importante é lembrar que “há” é verbo e por isso pode ser substituído por outro verbo. Por exemplo: “Usei Excel há muito tempo”. Nesse caso, podemos substituir o “haver” pelo verbo fazer: “Usei Excel faz muito tempo”. Fácil, não é?


Outro exemplo: “Trabalhei na empresa ABC há 5 anos”. Nesse caso, podemos substituir o HÁ pelo verbo ter: “Trabalhei na empresa ABC tem 5 anos”. Não, você não precisa usar o verbo “ter”; é só para testar que o “há” era um verbo e que você NÃO vai escrever “a 5 anos”, e muito menos “a 5 anos atrás”. Isso está muito errado! Entendido?


Já na frase “Estamos a uma hora de Fortaleza”, o “a” é uma preposição e não pode ser substituído por um verbo. Não tem sentido dizer: "Estamos faz uma hora de Fortaleza " ou "Estamos existe uma hora de Fortaleza ". Mas isso eu acho que todo mundo já sabe...


Que tal agora dar uma checada no seu currículo e nas suas publicações e ver se tem alguma coisa para corrigir?


Ajudo você a destacar seu currículo, melhorar sua carreira e atingir seus objetivos. Entre em contato.


bottom of page