top of page

Blog

Desempregado há muito tempo? Tem jeito.



Sente-se triste e desanimado por receber tantas negativas? Já começou a achar que nem é tão competente assim?


De cabeça quente, com baixa autoestima, tristeza e sentimento de culpa, realmente fica muito difícil enxergar uma luz no fim do túnel. E a pandemia ainda piorou esse quadro reduzindo empregos e empresas.


Mas depois de ficar 4 vezes desempregada e ajudar centenas de pessoas nos últimos 5 anos, posso garantir que tem solução. Talvez não aquela que você gostaria, mas quem sabe uma melhor ainda.


🟠 NÃO SE CULPE


Se você foi demitido durante a pandemia e ainda não conseguiu sua recolocação, a culpa não é sua. São tempos difíceis, “de guerra”, que exigem mudanças profundas e duradouras.


🟠 CABEÇA VAZIA, CALDEIRÃO DO DIABO - já dizia minha avó


Se você deixar o desânimo e a tristeza tomarem conta da sua vida, cada dia você afunda mais em pensamentos negativos.


💠 Fique longe das notícias extremistas e das desgraças que você não precisa saber. Sem TV seria o ideal.


💠 Procure o apoio das pessoas que torcem por você.


💠 Fique distante das influências negativas. Você não precisa de ninguém para atrapalhar.


💠 No seu tempo livre, procure fazer atividades que lhe dão prazer (ouvir música, ler, ver filmes, fazer artesanato, um esporte, hobby, meditação ou trabalho voluntário).



🟠 MANTENHA-SE ATUALIZADO


💠 Acompanhe as exigências do mercado de trabalho e faça cursos online gratuitos para não ficar para trás.


💠 Adquira novas competências que possam agregar valor ao seu currículo e fazer a diferença em um processo seletivo.


💠 Aprenda um pouco sobre outras áreas. Ter uma visão ampla dos negócios, independente da sua área, ajuda na análise dos problemas e na tomada de decisões.


💠 Fortaleça as 10 competências mais valiosas até 2022, segundo o Fórum Econômico Mundial:

  1. Pensamento analítico voltado à inovação - Capacidade de analisar situações desafiadoras e apontar soluções inovadoras.

  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem - O aprendizado contínuo na área, também conhecido como lifelong learning, é muito importante para que você consiga manter-se atualizado. Estude sempre!

  3. Criatividade, originalidade e iniciativa - Para você ser capaz de inovar, é preciso curiosidade (caráter individual) e de espaços criativos que estimulem o processo criativo (âmbito organizacional).

  4. Design e Programação de Tecnologia - Como resolver um problema de maneira lógica e com múltiplos caminhos, através da chamada rota de solução.

  5. Pensamento crítico e analítico - Questionar e repensar alternativas podem salvar muitos negócios e quem souber fazer isso de forma rápida, sai ganhando ainda mais.

  6. Solução de problemas complexos - Há algumas ferramentas disponíveis que podem ser úteis na hora de solucionar problemas complexos, entre elas: Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito, Cinco Porquês, Plano de Ação 5W2H e PDCA.

  7. Liderança e influência social - A liderança por influência reinará até 2022 e é conhecida por ser exercida sem autoridade ou poder. A inteligência emocional é o fator-chave para uma liderança saudável e de influência.

  8. Raciocínio, resolução de problemas e ideação - É no processo de ideação, criação de ideias, que problemas ou conflitos são resolvidos. O Design Thinking é a metodologia que contribui para a solução de problemas e no processo de ideação.

  9. Análise e avaliação de sistemas - Importância de monitorarmos e avaliarmos de forma contínua processos e atividades, com o objetivo de sempre buscar o melhor resultado.

  10. De olho no futuro - Integração da tecnologia com uma mudança de mentalidade, trazendo melhoria contínua para processos e ambiente de trabalho.



🟠 FOCO – NÃO SE DISTRAIA


💠 Separe as horas do seu dia para suas tarefas. Tem que dar tempo de fazer tudo o que é necessário. Comece pelo que é mais importante e prioritário.


💠 Organize sua agenda de forma a conseguir estudar e se atualizar.


💠 Não perca horas e horas procurando vagas. Você pode pesquisar por palavra-chave até nos grupos Whatsapp, além de criar alertas de vagas para agilizar sua busca. nos bancos de talentos Não se distraia com o que não está relacionado com seu objetivo.


💠 Não procrastine assistindo TV ou navegando nas redes sociais. Nenhuma distração vai arrumar emprego para você. Esse tempo perdido poderia ter sido usado para aprender algo novo.




🟠 CONTINUE PROCURANDO EMPREGO


💠 Selecione as vagas que realmente são do seu interesse.


💠 Candidate-se somente às vagas para as quais você está qualificado. Economia de tempo e energia para você e para o recrutador.


💠 Não mande o mesmo currículo para todas as vagas. Adapte seu currículo para cada vaga de forma que “responda” às exigências e mostre seu real interesse pela empresa. Dessa forma, o recrutador – ou o robô – entenderá que você é um potencial candidato e seu currículo será selecionado.


💠 Envie seu currículo com estratégia.




🟠 ONDE ENCONTRAR AS VAGAS NÃO DIVULGADAS


💠 Participe de grupos no LinkedIn e redes sociais.


💠 Siga empresas onde gostaria de trabalhar.


💠 Siga Recrutadores e Headhunters.


💠 Cadastre-se em Bancos de Talentos e páginas de empresas de RH.


💠 Faça networking. Participe de encontros, lives e eventos. Retome contato com clientes, fornecedores, colegas de trabalho, amigos dos amigos... Vale todo mundo!


💠 Faça uma busca no LinkedIn por CONTEÚDO utilizando palavras-chave relacionadas à sua área de atuação ou interesse. Você encontrará vagas, eventos, empresas, novidades e pessoas.


💠 Novas profissões estão surgindo. Suas competências e habilidades podem ser muito úteis em outras áreas. Busque vagas pelos seus PONTOS FORTES e adapte-se.


💠 Não envie seu currículo sem ter pedido permissão antes.


🟠 NADA DISSO ESTÁ FUNCIONANDO?


💠 Incentivo fortemente partir para um trabalho autônomo ou empreender. Temos 14,1 milhões de desempregados no Brasil e foram criadas 2,2 milhões de vagas até agosto de 2021. A conta não vai bater tão cedo.


💠 Procure ajuda profissional.






Gostou do artigo? Deixe seu comentário.





Cris Moutella

Mentora e Consultora de Carreira. Ajudo você a descobrir sua melhor versão. LinkedIn Influencer.

Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️. Longa vivência nas Relações Humanas e na aplicação do Marketing Digital nas diversas áreas de negócios.




É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.



bottom of page