top of page

Blog

Como se Preparar Para um Processo Seletivo?




Candidatos a um emprego já sabem que para participar de um processo seletivo é preciso elaborar um bom currículo, ter um perfil atrativo no LinkedIn e se preparar para as perguntas das entrevistas, de forma a se destacar dos demais candidatos e garantir a vaga que tanto desejam.


MAS O QUE NEM TODOS SABEM:

  • A PREPARAÇÃO para o processo seletivo começa quando você ainda está buscando as melhores vagas para se candidatar.

  • ESTUDAR é uma atitude que você precisa ter SEMPRE, muito antes de começar a procurar por vagas.

1 - POR QUE ESTUDAR ANTES E SEMPRE?


Como profissional da sua área, mantenha-se atualizado em relação ao mercado de trabalho. Esteja sempre pesquisando vagas e acompanhando as inovações, pensando ou não em um novo emprego. O que o mercado está exigindo dos profissionais?


👉 Esteja sempre aprendendo (lifelong learning) sobre tudo que puder manter sua empregabilidade em alta e O que te mantém interessante para o mercado de trabalho.

2 - POR QUE ESTUDAR PARA O PROCESSO SELETIVO

Ora, para ampliar suas chances de contratação.

Não basta buscar as vagas mais adequadas ao seu perfil. Aquelas que dão o “match” perfeito nem sempre foram feitas para você.


É igualmente importante você conhecer a empresa onde quer trabalhar e ter plena consciência e controle do seu plano de carreira.


Além disso, você precisa saber expor suas ideias de forma clara e objetiva, mostrando ter maturidade, segurança e inteligência emocional.


👉 Se você não souber responder por que deseja aquela vaga, Por que eu devo te contratar? ou como a oportunidade vai te ajudar a conquistar seus objetivos profissionais, isso não será bem visto pelo recrutador.

3 - MONTE O CURRÍCULO ADEQUADO


O currículo ainda é a principal ferramenta utilizada para fazer a primeira triagem de candidatos em processos seletivos. Dessa forma, além de descrever corretamente suas informações e perfil, precisa estar adequado aos requisitos exigidos pela vaga em questão.


Aborde competências e habilidades utilizadas nas suas experiências para alcançar resultados. Apresenta sua formação, cursos, principais projetos e conquistas da sua carreira.


Seu currículo deve ser claro e objetivo, sempre procurando mostrar porque você é o candidato ideal para aquela vaga.

Observe o que as empresas estão procurando no candidato ao ler a descrição das vagas. Liste as habilidades, competências, conhecimentos e qualidade pessoais e profissionais exigidas.


4 - CRIE UM PORTFÓLIO

Muitas empresas pedem que seja enviado um Portfólio durante o processo seletivo, então tenha o seu já pronto.

O portfólio funciona como uma vitrine dos seus melhores trabalhos. O objetivo é mostrar seu trabalho ao longo do tempo, com título, descrição, seu papel/função e resultados alcançados em caso de projetos/ações. Seguir uma cronologia é aconselhável.

Você pode criar um em meio digital (para profissões ligadas às artes é ótimo) ou enviar em doc ou ppt.

O formato da apresentação depende da sua área de atuação. Para áreas mais conservadoras, portfólios mais objetivos e diretos. Para áreas mais comunicativas e artísticas, vale incluir imagens, fotos e caprichar no design.

5 - MAPEIE AS EMPRESAS ONDE VOCÊ GOSTARIA DE TRABALHAR


Identifique, dentro da região onde você deseja atuar, quais são as empresas que possuem perfil atraente, fit cultural condizente com seus valores e princípios e quais oferecem oportunidades condizentes com suas expectativas profissionais.

Atenção aos canais de comunicação dessas empresas para recrutamento de pessoas: Trabalhe conosco, sites de empregos, redes sociais...


Cadastre ou envie seu currículo em todas essas oportunidades. Não esqueça de enviar um texto de apresentação (carta de apresentação) junto com o currículo.


Siga essas empresas no LinkedIn e, se possível, os recrutadores que nela trabalham, para ficar atento a qualquer vaga publicada.

Cadastre-se em sites de emprego, agências de RH e plataformas de recrutamento.

👉 Descubra como Encontrar Vagas de Emprego

6 - BUSQUE REFERÊNCIAS SOBRE A EMPRESA


Depois de entrar em um processo seletivo de uma empresa, é hora de se preparar para ir bem nas entrevistas. Quanto mais informações você tiver sobre a empresa, melhor.

Procure saber sobre a cultura organizacional.


👉 Pergunte à sua rede de contatos, pesquise sobre a empresa em sites de referências de empregos, reclamações e opiniões de funcionários.

7 - ESTUDE O PERFIL DA EMPRESA


Quando se está na frente do recrutador em uma entrevista, ir preparado, sentindo-se como se já fizesse parte da empresa e tivesse assumido o cargo, faz toda diferença.


Essa estratégia é possível se você conseguir informações sobre o perfil da empresa, que podem ser encontradas no site institucional, no Google, redes sociais e notícias.


👉 Busque entender sobre área de atuação, cultura da empresa, modelo de negócios, diferencial no mercado, público a que atende, produtos e serviços, porte da empresa, trajetória, cenário atual, mercado e segmento onde está inserida, necessidades dos consumidores, principais players, concorrentes e qual é o problema da vaga que é você que vai ter que resolver.

Impressione o recrutador!

8 - COMO SE PREPARAR PARA A ENTREVISTA

  • Revisite a sua trajetória - Lembrar dos pontos relevantes da sua carreira que podem exemplificar competências e qualidades desejáveis para a vaga.

  • Evidencie suas conquistas com exemplos – Isso dá credibilidade ao que você vai contar. Use exemplos reais de experiências vividas, projetos, ações e resultados obtidos, bem como de dificuldades superadas e COMO você fez e contribuiu.

  • Não fale mal de antigos empregadores – Quando lhe perguntam porque você saiu de um emprego, é para saber como você se refere às experiências anteriores. Falar mal de chefes e colegas é sinal de que você poderia fazer isso de novo, caso fosse contratado por essa empresa e saísse mais tarde.

  • Fale sobre você – O que responder na entrevista

  • Faça perguntas – Toda entrevista de emprego é de mão dupla. Demostre interesse pela empresa e pelo cargo. Eu nem deveria estar dizendo isso, porque se você for um candidato realmente interessado na vaga, deve ter muito o que perguntar...


9 - CUIDE DA SUA LINGUAGEM CORPORAL

Procure transmitir segurança, credibilidade e gerar empatia. Ficar se mexendo o tempo todo ou rabiscando em papéis pode demonstrar nervosismo.

A solução para reduzir a ansiedade é estar preparado para a entrevista, o que traz segurança e autoconfiança.

👉 Mantenha contato visual e postura relaxada, mas não afunde na cadeira...

E como você se preparou bem, não ficará nervoso nem falará como um robô, como também não esquecerá de nada. Isso ajudará no engajamento com o recrutador e a entrevista rolará como um bate papo leve e natural.

Siga as dicas desse artigo, entre em todos os links indicados e prepare-se para arrasar nos processos seletivos!

E agora, já sabe como estudar para um processo seletivo?


👉 Procurando Emprego? Participe do Grupo de Vagas Precisamos Trabalhar no LinkedIn: https://lnkd.in/dvHcxBq



Cris Moutella

Mentora de Carreira, Marca Pessoal e LinkedIn Creator. Carioca apaixonada por gente e desenvolvimento profissional, há mais de 35 anos atuando com Pessoas, Gestão, Treinamento e Desenvolvimento nas áreas de TI, Marketing, Digital e Negócios. Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.




É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.





bottom of page