Muitas pessoas ainda acreditam que para conseguir um emprego basta ter um #currículo e distribuí-lo indiscriminadamente, mas a realidade está longe disso. Foi-se o tempo em que bater de porta em porta e entregar centenas de cópias do CV trazia resultado.
Atualmente, encontrar um #emprego é tão difícil quanto passar no vestibular e a concorrência é grande. Muitos não sabem nem por onde começar. Procurar emprego passou a ser um trabalho desafiador que exige planejamento, foco, dedicação e persistência, de um profissional que precisa de resiliência, vontade de aprender e muita paciência.
Os processos seletivos mudaram. Com o avanço da #inteligenciaartificial, algumas das etapas são feitas por meios digitais. Muitas vezes o primeiro desafio é passar pelos filtros de um ATS (sistema de rastreamento de candidatos) ou gravar um vídeo de 90 segundos vendendo o próprio peixe. Dinâmicas em grupo viraram jogos virtuais e #entrevistas são feitas em #videoconferencia.
Quer saber como se preparar para conseguir o emprego dos seus sonhos?
Separei para você as 8 principais estratégias sobre o que fazer para se destacar para recrutadores e no mercado de trabalho.
1. Foco na preparação e Autoconfiança
Procurar por um trabalho requer muita determinação. Organize sua agenda estabelecendo horários fixos para buscar vagas, treinar para entrevistas, fazer networking, cuidar da saúde física e mental, dormir e acordar. Estabeleça uma rotina. Toda essa preparação ajuda a aumentar sua #autoconfiança, diminuindo a ansiedade e a insegurança.
“Se você acredita que pode mudar - se faz disso um hábito, a mudança se torna real.” - Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito
2. #autoconhecimento : mais chances para você
Uma pessoa que sabe quais são as suas qualidades, seus potenciais e seus pontos fracos tem mais chances de conseguir uma boa vaga de emprego. Ela vai se sair melhor no processo seletivo, porque possui mais autoconfiança e segurança sobre o que sabe fazer e transparência sobre o que não sabe.
Como se conhecer melhor?
Divida uma folha de papel em duas colunas. Em uma delas, lista seus pontos positivos (o que você faz bem) e na outra coloque os seus pontos de melhoria (o que você não sabe ou não gosta, mas seria muito bom saber).
Pergunte aos seus amigos, parentes e pessoas com quem trabalhou, no que elas acham que você é bom e no que precisa melhorar. Anote também.
Com esse exercício você pode até descobrir outras características suas que nem imaginava.
Utilize os pontos fortes para se destacar no currículo e nas entrevistas.
3. Atualização profissional
Quanto maior a qualificação, maior a chance de contratação.
Para contratar um profissional, empresas exigem um mínimo de conhecimentos técnicos e cursos atualizados.
Coloque a educação como prioridade. Invista em si mesmo.
A atualização profissional é fundamental para o desenvolvimento da sua carreira.
Existem centenas de cursos gratuitos e de baixo investimento disponível online, inclusive graduação e pós-graduação. Gestão de prioridades e do seu tempo.
4. Mantenha-se informado
Muitas empresas demonstram, no processo seletivo, sua preocupação com #conhecimentos mais amplos, além das especialidades técnicas. Esse conhecimento geral se adquire com leitura, vídeos, eventos, palestras, workshops e interação com pessoas estratégicas.
5. Como fazer um bom Currículo?
Conte suas últimas experiências e evite colocar informações desnecessárias. Menos tarefas e mais projetos, conquistas e realizações.
Capriche em demostrar como usou suas competências e habilidades para gerar resultados para as empresas.
Utilize uma linguagem clara e objetiva.
Faça um Resumo adequado aos seus objetivos profissionais e às exigências de cada vaga. Destaque seus conhecimentos em Idiomas, Tecnologias e Informática.
Adapte o Currículo para cada processo seletivo/vaga que enviar, mostrando à empresa como você se encaixa como candidato ideal.
Liste sua formação e cursos mais recentes, relevantes à vaga, do mais recente para o mais antigo.
Experiências internacionais e voluntárias são importantes e muito bem vindas.
6. Networking e Marca Pessoal
Acione amigos, familiares e contatos de trabalho/estudo anteriores. Todo mundo precisa saber que você está procurando um emprego.
O LinkedIn é a rede ideal para divulgar seu portfólio, suas experiências e interagir com profissionais de diversas áreas.
Ajuda muito na busca por #recolocação e na identificação de vagas de emprego.
Tenha uma boa rede de contatos e interaja curtindo, comentando posts e compartilhando conhecimento.
Não esqueça de completar todos os campos do seu perfil com informações objetivas e interessantes.
7. Busca ativa por Vagas
Cadastre seu Currículo em bancos de talentos, agências de Recursos Humanos e aplicativos de vagas.
Liste as empresas do seu interesse e cadastre seu CV através do Trabalhe Conosco ou a ferramenta indicada.
Siga essas empresas no LinkedIn para ser avisado caso postem vagas nas suas Linked Pages.
Siga recrutadores e headhunters no LinkedIn.
Participe de grupos de vagas no LinkedIn, redes sociais, WhatsApp e Telegram.
Pesquise por vagas nas Publicações do LinkedIn.
Mantenha seus contatos atualizados (e-mail, telefone, WhatsApp, tel. recado) e responda rapidamente ligações recebidas e mensagens, inclusive de números desconhecidos.
Crie uma planilha para gerenciar suas candidaturas às vagas, informando o nome da empresa, o cargo, o contato, se gerou entrevista, resultado da entrevista e outras informações para você consultar depois, caso necessário. Esse controle será sua estratégia para desenvolver maneiras mais eficazes de encontrar o seu emprego.
8. Treinar para Entrevista
Demonstre segurança e conhecimento na entrevista de emprego.
Mostre que possui conhecimentos e segurança técnica para executar as responsabilidades do cargo oferecido.
Demonstre através de exemplos/cases que possui as habilidades comportamentais (softskills) necessárias para o cargo e para entregar os resultados esperados, (p. ex.: trabalho em equipe, boa comunicação, liderança, criatividade, adaptabilidade, flexibilidade, inteligência emocional, autorresponsabilidade, pensamento analítico, empatia, escuta ativa, motivação etc.).
Treine bastante para falar sobre si mesmo, suas experiências anteriores, pontos fortes e de melhoria.
Para gravar bons vídeos você precisar se sentir à vontade na frente da câmera. Só tem um jeito: repita até fazer isso de forma natural.
Pesquise sua faixa salarial para não ser pego de surpresa.
“Não é fácil, mas é transformador” – Cris Moutella
Bora ser feliz!
Cris Moutella
Mentora de Vida e Carreira
Autora e palestrante. Fundadora e administradora do Grupo de Vagas Precisamos Trabalhar.
Comments