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Como se Preparar para Conseguir um Emprego



Muitas pessoas ainda acreditam que para conseguir um emprego basta ter um #currículo e distribuí-lo indiscriminadamente, mas a realidade está longe disso. Foi-se o tempo em que bater de porta em porta e entregar centenas de cópias do CV trazia resultado.


Atualmente, encontrar um #emprego é tão difícil quanto passar no vestibular e a concorrência é grande. Muitos não sabem nem por onde começar. Procurar emprego passou a ser um trabalho desafiador que exige planejamento, foco, dedicação e persistência, de um profissional que precisa de resiliência, vontade de aprender e muita paciência.


Os processos seletivos mudaram. Com o avanço da #inteligenciaartificial, algumas das etapas são feitas por meios digitais. Muitas vezes o primeiro desafio é passar pelos filtros de um ATS (sistema de rastreamento de candidatos) ou gravar um vídeo de 90 segundos vendendo o próprio peixe. Dinâmicas em grupo viraram jogos virtuais e #entrevistas são feitas em #videoconferencia.


Quer saber como se preparar para conseguir o emprego dos seus sonhos?


Separei para você as 8 principais estratégias sobre o que fazer para se destacar para recrutadores e no mercado de trabalho.




1. Foco na preparação e Autoconfiança


Procurar por um trabalho requer muita determinação. Organize sua agenda estabelecendo horários fixos para buscar vagas, treinar para entrevistas, fazer networking, cuidar da saúde física e mental, dormir e acordar. Estabeleça uma rotina. Toda essa preparação ajuda a aumentar sua #autoconfiança, diminuindo a ansiedade e a insegurança.

“Se você acredita que pode mudar - se faz disso um hábito, a mudança se torna real.” - Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito


2. #autoconhecimento : mais chances para você


Uma pessoa que sabe quais são as suas qualidades, seus potenciais e seus pontos fracos tem mais chances de conseguir uma boa vaga de emprego. Ela vai se sair melhor no processo seletivo, porque possui mais autoconfiança e segurança sobre o que sabe fazer e transparência sobre o que não sabe.


Como se conhecer melhor?

  • Divida uma folha de papel em duas colunas. Em uma delas, lista seus pontos positivos (o que você faz bem) e na outra coloque os seus pontos de melhoria (o que você não sabe ou não gosta, mas seria muito bom saber).

  • Pergunte aos seus amigos, parentes e pessoas com quem trabalhou, no que elas acham que você é bom e no que precisa melhorar. Anote também.

  • Com esse exercício você pode até descobrir outras características suas que nem imaginava.

  • Utilize os pontos fortes para se destacar no currículo e nas entrevistas.


3. Atualização profissional


Quanto maior a qualificação, maior a chance de contratação.

  • Para contratar um profissional, empresas exigem um mínimo de conhecimentos técnicos e cursos atualizados.

  • Coloque a educação como prioridade. Invista em si mesmo.

  • A atualização profissional é fundamental para o desenvolvimento da sua carreira.

  • Existem centenas de cursos gratuitos e de baixo investimento disponível online, inclusive graduação e pós-graduação. Gestão de prioridades e do seu tempo.


4. Mantenha-se informado

Muitas empresas demonstram, no processo seletivo, sua preocupação com #conhecimentos mais amplos, além das especialidades técnicas. Esse conhecimento geral se adquire com leitura, vídeos, eventos, palestras, workshops e interação com pessoas estratégicas.


5. Como fazer um bom Currículo?

  • Conte suas últimas experiências e evite colocar informações desnecessárias. Menos tarefas e mais projetos, conquistas e realizações.

  • Capriche em demostrar como usou suas competências e habilidades para gerar resultados para as empresas.

  • Utilize uma linguagem clara e objetiva.

  • Faça um Resumo adequado aos seus objetivos profissionais e às exigências de cada vaga. Destaque seus conhecimentos em Idiomas, Tecnologias e Informática.

  • Adapte o Currículo para cada processo seletivo/vaga que enviar, mostrando à empresa como você se encaixa como candidato ideal.

  • Liste sua formação e cursos mais recentes, relevantes à vaga, do mais recente para o mais antigo.

  • Experiências internacionais e voluntárias são importantes e muito bem vindas.


6. Networking e Marca Pessoal


Acione amigos, familiares e contatos de trabalho/estudo anteriores. Todo mundo precisa saber que você está procurando um emprego.


O LinkedIn é a rede ideal para divulgar seu portfólio, suas experiências e interagir com profissionais de diversas áreas.

  • Ajuda muito na busca por #recolocação e na identificação de vagas de emprego.

  • Tenha uma boa rede de contatos e interaja curtindo, comentando posts e compartilhando conhecimento.

  • Não esqueça de completar todos os campos do seu perfil com informações objetivas e interessantes.


7. Busca ativa por Vagas

  • Cadastre seu Currículo em bancos de talentos, agências de Recursos Humanos e aplicativos de vagas.

  • Liste as empresas do seu interesse e cadastre seu CV através do Trabalhe Conosco ou a ferramenta indicada.

  • Siga essas empresas no LinkedIn para ser avisado caso postem vagas nas suas Linked Pages.

  • Siga recrutadores e headhunters no LinkedIn.

  • Participe de grupos de vagas no LinkedIn, redes sociais, WhatsApp e Telegram.

  • Pesquise por vagas nas Publicações do LinkedIn.

  • Mantenha seus contatos atualizados (e-mail, telefone, WhatsApp, tel. recado) e responda rapidamente ligações recebidas e mensagens, inclusive de números desconhecidos.

  • Crie uma planilha para gerenciar suas candidaturas às vagas, informando o nome da empresa, o cargo, o contato, se gerou entrevista, resultado da entrevista e outras informações para você consultar depois, caso necessário. Esse controle será sua estratégia para desenvolver maneiras mais eficazes de encontrar o seu emprego.


8. Treinar para Entrevista

Demonstre segurança e conhecimento na entrevista de emprego.

  • Mostre que possui conhecimentos e segurança técnica para executar as responsabilidades do cargo oferecido.

  • Demonstre através de exemplos/cases que possui as habilidades comportamentais (softskills) necessárias para o cargo e para entregar os resultados esperados, (p. ex.: trabalho em equipe, boa comunicação, liderança, criatividade, adaptabilidade, flexibilidade, inteligência emocional, autorresponsabilidade, pensamento analítico, empatia, escuta ativa, motivação etc.).


  • Treine bastante para falar sobre si mesmo, suas experiências anteriores, pontos fortes e de melhoria.

  • Para gravar bons vídeos você precisar se sentir à vontade na frente da câmera. Só tem um jeito: repita até fazer isso de forma natural.

  • Pesquise sua faixa salarial para não ser pego de surpresa.


“Não é fácil, mas é transformador” – Cris Moutella


Bora ser feliz!


Cris Moutella

Mentora de Vida e Carreira

Autora e palestrante. Fundadora e administradora do Grupo de Vagas Precisamos Trabalhar.

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