top of page

Blog

Como posso valorizar o meu currículo?



Seu currículo é a chave para você ser selecionado no primeiro filtro, seja ele um banco de dados, um e-mail ou um recrutador. 


Além de ter o perfil adequado para a vaga, você precisa saber apresentar suas qualificações e competências. Em alguns segundos, tem que convencer o recrutador de que você é, possivelmente, a pessoa certa para aquela função. 


Valorize seu currículo e mostre quem você realmente é.


CABEÇALHO


Comece seu CV com seu nome destacado, seu objetivo (cargos/funções), telefone com ddd, cidade, estado e e-mail. Nada de endereço, documentos, estado civil, data de nascimento, idade ou foto, a não ser que sua profissão exija.


RESUMO


Prepare-se para escrever a parte mais importante do seu currículo, o seu Resumo, onde quem lê espera encontrar as informações mais relevantes sobre você. E se não gostar do que está lendo, seu CV será descartado antes de chegarem ao final.


Resuma suas principais experiências profissionais e foque nos resultados entregues, no que você fez pelas empresas e foram pontos altos na sua carreira.


Destaque ações, projetos e resultados numéricos. Não perca tempo detalhando tarefas ou responsabilidades. Destaque também as habilidades que possui e utilizou para alcançar esses resultados.


Dê exemplos de projetos, conquistas e prêmios. Não esqueça dos seus talentos, conhecimentos técnicos, de informática e idiomas. Se tiver alguma experiência no exterior, inclua também.


Seu Resumo tem que ser atraente e engajado! Utilize palavras chave relacionadas à sua carreira, profissão e trabalho, bem como às suas habilidades e competências. Você é encontrado através das buscas por palavras chave que recrutadores e headhunters utilizam no LinkedIn e em bancos de vagas para encontrar você. Quanto mais palavras chave você utilizar, maior sua chance de ser encontrado.


FORMAÇÃO


Relacione sua formação, da mais recente para a mais antiga, informando o título, local e ano de conclusão. Se estiver cursando, coloque o ano previsto de conclusão.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


Detalhe sua experiência profissional, da mais recente para a mais antiga, colocando o cargo em destaque, o período e o nome da empresa. Descreva sua experiência e atividades, sempre focando nos resultados e nas entregas. Destaque os projetos em cada empresa.


Elencar tarefas não é um diferencial e não vai vender os seus talentos.


Não esqueça de utilizar as palavras chave relacionadas à sua profissão e às competências necessárias para exercê-la.


Pode se limitar aos últimos 3 cargos ou aos últimos 10 anos.


CURSOS


Relacione cursos extracurriculares relevantes, em ordem decrescente de data, informando nome do curso, local e ano.


OUTRAS EXPERIÊNCIAS


Se você tiver outras experiências relevantes, como intercâmbio, viagens, voluntariado ou atividades paralelas que possam agregar valor ao seu currículo, aqui é o lugar.


ATENÇÃO!

  • Enviar seu CV sem ter as qualificações exigidas pela vaga é perda de tempo!

  • Tente não passar de 2 folhas, no máximo 3.

  • Não minta.

  • Não erre. Erros de português são imperdoáveis.

  • Revise tudo! Até o número do seu telefone.


SUCESSO!




Ajudo você a destacar seu currículo, melhorar sua carreira e atingir seus objetivos. Entre em contato.

bottom of page