top of page

Blog

Como deixar seu currículo mais atrativo para a IA da GUPY




A Inteligência Artificial viabiliza e facilita a tomada de decisões por meio do uso de dados. No Recrutamento e Seleção, a IA ajuda a reduzir significativamente o trabalho operacional e a chance de erros na triagem dos candidatos.

 

Ciente da quantidade de candidatos insatisfeitos com os processos seletivos através da IA, principalmente da Gupy, convido você a conhecer como funciona o processo e buscar aprimorar seu currículo de acordo com as dicas da própria empresa, que mostra como otimizar seu currículo para as seleções com uso da IA.

 








 Mais informações: https://bit.ly/3Opha9d 

 

 

DICAS DA GUPY PARA UM CURRÍCULO OTIMIZADO

 

Para ajudar os profissionais que estão buscando se destacar nesta primeira etapa de um processo seletivo, Gianpiero Sperati, CHRO da Gupy, dá dicas de como formar um bom currículo para 2024.

 

1 - Destacar habilidades e conquistas específicas relacionadas à área de atuação

 

No campo de Experiências, por exemplo, ao invés de escrever genericamente “gerenciamento de projetos digitais”, prefira contar sobre sua participação nos projetos. Exemplo: Gerenciamento de projeto de rede social que aumentou em 60% o volume de seguidores e impactou no aumento de 12% da receita da empresa.

 

2 – Evite jargões específicos de uma empresa ou do cargo

 

Dessa forma você facilita a leitura da IA utilizando palavras e expressões reconhecidas por todo mercado de trabalho.

 

3 - Não se concentre somente em palavras-chave

 

“A IA da Gupy, por exemplo, foi desenvolvida para interpretar o contexto do currículo através da semântica das palavras e também identificar todas as características profissionais que tornam uma pessoa candidata apta para a vaga. Logo, tanto faz usar a palavra ‘liderança’ ou ‘fui responsável por um grupo de cinco pessoas para entregar um projeto’, mas, vale retomar o primeiro ponto: o mais importante é contar uma boa história.” – diz o executivo.

 

4 - Personalize seu currículo para cada aplicação

 

Ressalte como suas qualificações se alinham aos requisitos específicos da posição oferecida pela vaga.

 

5 – A IA usada para recrutamento e seleção não classifica ou desclassifica pessoas em um processo seletivo


Ela apenas ordena e sugere candidatas e candidatos de acordo com os requisitos da vaga - é a empresa recrutadora que analisa os perfis e decide quem passa para as próximas etapas, segundo Sperati.

 

6 - Em qual ordem devemos colocar as informações no currículo?

 

A ordem ideal para as informações no currículo é começar com dados pessoais, seguido pela formação acadêmica, experiência profissional, habilidades, idiomas e, por fim, cursos e certificações, segundo Sperati.

 

“Esta estrutura facilita a leitura do recrutador e destaca suas qualificações de maneira coerente. É importante inserir dados consistentes sobre competências profissionais desejadas, experiência, rotinas do cargo e resultados atingidos, de forma a destacar o seu perfil em meio às pessoas que estão se candidatando para uma vaga.”

 

Sobre as fontes, o recomendável são a Arial, Calibri ou Times New Roman, em tamanhos de 10 a 12, porque são de fácil leitura e trazem um aspecto profissional ao currículo.

 

7 - Devemos citar portfólios ou não?

 

“Portfólios enriquecem a análise da IA e das pessoas recrutadoras que estão selecionando para a vaga, especialmente em áreas criativas, fornecendo mais dados sobre habilidades e experiências práticas. Inclua links para trabalhos relevantes ou projetos anteriores que demonstrem suas experiências de forma mais concreta”, afirma Sperati.

 

8 - O que colocar em uma carta de apresentação?

 

Ao redigir uma carta de apresentação, lembre-se de ser conciso, limitando-a a uma página, evitando informações falsas e personalizando o texto para refletir sua história, afirma Sperati, que reforça os seguintes pontos:

 

  • Revise cuidadosamente para corrigir erros.

  • Inclua um cabeçalho com suas informações essenciais, uma saudação e apresente-se brevemente, abordando sua formação e experiências.

  • Destaque habilidades cruciais para a vaga desejada e demonstre pesquisa sobre a empresa, conectando-se à sua cultura.

  • Encerre a carta de forma educada e assine-a de acordo com apropriado.

 

 Fontes: Exame Carreira, Gupy




Cris Moutella

Especialista em Carreira, Autora e Palestrante

bottom of page