Dicas / Blog

Começando uma vida profissional



Não podemos tomar certas decisões para nossa #carreira com base na situação atual do #mercadodetrabalho. Há 5 anos, ninguém imaginava que teríamos uma pandemia junto com #transformaçõesdigitais e enormes impactos em #profissões, #empresas e na #economia mundial.


Perguntar onde você quer estar daqui a 5 anos, não faz sentido para quem está desempregado há 2 anos, vindo de uma profissão em extinção. Imagine para quem está escolhendo a #faculdade que vai cursar.


Mas com as deficiências que temos na #educação, os preços nas alturas e 14 milhões de desempregados, falar em faculdade é um luxo para poucos, principalmente para os jovens que ainda não sabem a carreira que querem seguir.


Se eu tivesse filhos - crianças ou jovens - hoje, eu cuidaria para que se preparassem, desde já, para sua vida profissional.


1 – EDUCAÇÃO PELO EXEMPLO


Não tente ensinar a seu filho algo que você não pratica. Não funciona. Ele vai repetir as #atitudes dos pais.


Se um filhos vê seus pais desautorizando professores da escola e fazendo pressão, mesmo tendo notas baixas ou comportamento inadequado, ele aprende que isso é o correto.


Se ele aprende que o caminho mais fácil é agir contra a lei ou por baixo dos panos, corrupto ele também será.


Se ele o vê estudando, trabalhando e não desistindo perante os desafios da vida, assim ele fará.



2 – INCENTIVE PARA QUE ELE RESOLVA SEUS PRÓPRIOS DESAFIOS SOZINHO


Eduque seus filhos para o mundo. Eles precisam entender que são capazes de enfrentar problemas mesmo com medo, que os #desafios e as dores servem para nos fazer crescer, que precisamos nos adaptar a diferentes situações para sobreviver e precisamos conviver bem com outras pessoas para resolver grandes #problemas.



3 – INVISTA EM UMA BOA FORMAÇÃO


Inclua aí uma #formação técnica antes de pensar em faculdade. Não podemos mais nos dar ao luxo de viver às custas dos nossos pais por tanto tempo. E para #trabalhar, fica mais fácil tendo uma especialidade.


Inclua também na lista #conhecimentos em #Informática, #Tecnologia e #Idiomas. Só games e inglês de cursinho não dá conta.



4 – ENSINE O VERDADEIRO VALOR DAS COISAS


Seus filhos precisam conhecer o mercado de trabalho o quanto antes. É a #vidareal que irá moldá-los e ajudá-los a definir seu #futuro e sua carreira.


Além disso, precisam aprender quanto custa o alimento que chega à mesa, a roupa que veste, o conforto da sua casa e todo o restante que parecia fácil de obter. Trabalhando para ter o que quer ou precisa, os #valores mudam.



LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE


Se você está no momento de escolher uma faculdade ou uma carreira, pense bem antes de perder alguns anos fazendo algo que você nem queria fazer. Cuide de ser feliz e de correr atrás dos seus próprios #sonhos.


Se não souber ainda o que quer, bora trabalhar! Aprenda na prática como é viver, fazer algo que gosta – ou que não gosta – para pagar suas próprias contas. Faculdade só é boa quando fazemos o que gostamos e porquê.




Gostou do artigo? Deixe seu comentário.



Cris Moutella

Mentora, Consultora de Carreira e Marca Pessoal. LinkedIn Influencer. Inspirando e Transformando pessoas. Ajudo você em todas as etapas da sua vida profissional. Criadora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e dos materiais gratuitos da Trilha da Recolocação®️.


Entre em contato - linkedIn.com/in/crismoutella - Instagram @crismoutella - Canal Youtube



É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.



Posts recentes

Ver tudo