Aumentando suas chances de encontrarem seu perfil pelas suas competências

O LinkedIn reorganizou a seção das Competências e eu gostei muito, visto que essa seção é mega importante para o seu perfil!


Você percebeu a mudança?

Agora elas vêm agrupadas em categorias: Principais competências (3), Conhecimento do setor, Ferramentas e Tecnologias, Competências interpessoais, Idiomas, Outras competências... E devem ter outras que ainda não vi.


Em todo seu perfil, a única área em que são os outros que falam sobre você, e não só você falando de você, é a seção de Competências. Então você precisa aprender a utilizá-la a seu favor, porque EXIBIR SUAS HABILIDADES AUMENTA – E MUITO - SUAS CHANCES DE ALGUÉM ENCONTRAR SEU PERFIL EM UMA PESQUISA. Além disso, quem visitar seu perfil vai saber exatamente o que você faz e com o respaldo de outros profissionais. E quanto mais votos você tiver nas suas competências, maior será a credibilidade do seu perfil.


Faça uma lista das habilidades específicas relacionadas à sua área de atuação. Inclua competências técnicas e pessoais relevantes. O próprio LinkedIn já mostra sugestões quando você começa a digitar.




Conforme for ganhando votos nas suas competências, vai ser interessante mudá-las de posição. Estrategicamente, você vai desejar que apareçam antes aquelas que você quer que sejam vistas primeiro. Você poderá ordenar suas competências a qualquer momento utilizando o lápis de edição. As competências serão exibidas em lista e você clica nos tracinhos para arrastar para outra posição. Só não gostei de não aparecer o número de votos nessa nova versão da edição. Talvez ainda melhorem isso.



Nessa mesma tela você também poderá excluir competências indesejadas. O LinkedIn sugere algumas competências para suas conexões recomendarem. Para remover, clique na lixeirinha. E para que suas conexões não possam mais recomendar novas competências, desabilite essa opção. Na mesma tela de edição das competências, lá no finalzinho, clique em “Alterar configurações de competências” e configure como você deseja receber e conceder recomendações de competências.



E já que é aqui que as pessoas vão falar sobre você, precisamos captar votos!

  • Como tudo no LinkedIn, aqui você também precisa AMPLIAR SUA REDE DE CONEXÕES. Quanto mais pessoas, melhor. Nunca sabemos de onde virá uma mão estendida ou uma boa ideia.

  • Relacionamento é uma via de mão dupla. Dar para receber. Ajudar para ser ajudado. RECOMENDE AS COMPETÊNCIAS DE SUAS CONEXÕES para que elas recomendem as suas.

  • E para quem não recomendar por livre e espontânea vontade, VOCÊ PEDE RECOMENDAÇÕES. Mas com jeitinho... Primeiro você vai lá no perfil da pessoa e vota nas competências dela, naquelas que você realmente sabe que ela possui. Depois você envia uma mensagem, explica que está dando um gás no seu perfil, na sua carreira e que gostaria de contar com o apoio da sua conexão. Peça por favor que vá até o seu perfil e que vote nas competências que ela acredita que você tenha.

Não vá sair por aí pedindo recomendação para pessoas que você não conhece. O LinkedIn é uma rede de relacionamentos profissionais que construímos através de mensagens, posts, comentários, compartilhamentos de conteúdos e trocas. Como todo relacionamento, precisam de tempo para amadurecer e precisam ser regados igual jardim para não secar.


Faça recomendações e receberá recomendações. Compartilhe vagas e receberá vagas. Faça o bem e receberá coisas boas.




Ajudo você a destacar seu currículo, melhorar sua carreira e atingir seus objetivos. Entre em contato.



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Cris Moutella

 Consultora de Carreira

e Transformações Pessoais

Longa vivência e empatia nas Relações Humanas e na aplicação do Marketing e da Comunicação Digital nas diversas áreas de negócios. Analista de Perfil Comportamental e Coach. Certificated LinkedIn Learning in "Establishing Credibility as a Speaker" e "Linked para Conselheiros de Carreira". MBA em e-Business, Especialista em TI e Bacharel em Estatística. Artigos e livros publicados.

© 2016-2020 por Cris Moutella Consultoria & Treinamento