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Além do Currículo: A Autovalorização como Diferencial no Mercado de Trabalho




Autovalorização é o processo de reconhecer e atribuir valor a si mesmo, atitude essencial para desenvolver a autoestima, a autoconfiança, o crescimento e o sucesso na carreira.

 

Uma pessoa que reconhece seu próprio valor é muito mais feliz consigo mesma e não se sente “ameaçada” pela felicidade dos outros. Em contrapartida, quem não consegue se valorizar não sabe defender seus direitos e, consequentemente, não consegue ir impulsionar sua carreira.

 

Ao buscar crescimento profissional, é essencial compreender a importância da autovalorização nesse processo.

 

Muitas vezes, nossas ações no ambiente de trabalho podem inadvertidamente prejudicar ou beneficiar nossa trajetória profissional e imagem pessoal.

 

COMO PODE PREJUDICAR SUA CARREIRA

 

  • Ÿ  Falta de reconhecimento próprio: Ignorar suas conquistas e habilidades pode levar a uma baixa autoestima e limitar seu potencial.

  • Ÿ  Comodismo: Permanecer na zona de conforto pode impedir seu crescimento profissional e o aprendizado de novas competências.

  • Ÿ  Falta de assertividade: Não expressar suas ideias e opiniões pode resultar em falta de reconhecimento.

  • Ÿ  Auto depreciação: Desvalorizar suas próprias conquistas pode afastar oportunidades e estagnar sua carreira.

  • Ÿ  Falta de atualização: Não se manter atualizado profissionalmente pode torná-lo obsoleto no mercado de trabalho.


 

OS BENEFÍCIOS PARA SUA CARREIRA

 

  • Ÿ  Autoconhecimento: Identificar suas habilidades, pontos fortes e áreas de melhoria é crucial para definir metas profissionais realistas e desenvolver um plano de crescimento.

  • Ÿ  Aprendizado contínuo: Buscar constantemente novos conhecimentos e habilidades ajuda a abrir portas e impulsionar sua carreira.

  • Ÿ  Networking: Construir e manter uma rede de contatos profissionais proporciona oportunidades de crescimento e aprendizado.

  • Ÿ  Positividade e resiliência: Manter uma atitude positiva e resiliente diante dos desafios pode fortalecer sua imagem profissional e inspirar confiança.

  • Ÿ  Reconhecer, celebrar e divulgar suas conquistas: Por menores que sejam, sempre apresente como uma conquista da área/empresa, realizada por você (protagonismo) ou sua equipe.

  • Ÿ  Oportunidades de crescimento: Acesso a novas oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e crescimento profissional.

  • Ÿ  Reconhecimento: Ser reconhecido por seus pares e superiores pelo seu trabalho e contribuições.

  • Ÿ  Satisfação profissional: Sentir-se realizado e motivado em sua carreira.

 

 

8 PASSOS PARA PRATICAR SUA AUTOVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

 

1. Defina objetivos claros e realistas para sua carreira

Estabeleça metas específicas e mensuráveis para sua carreira e trabalhe de forma consistente para alcançá-los.

 

2. Assuma responsabilidades

Seja proativo em assumir responsabilidades e desafios que demonstrem seu valor e capacidade.

 

3. Promova-se

Não tenha medo de compartilhar suas conquistas e contribuições de forma adequada em reuniões, currículo e LinkedIn.

 

4. Esteja aberto ao feedback construtivo

Use-o como uma oportunidade de aprendizado e para melhorar continuamente seu desempenho.

 

5. Cultive uma mentalidade de crescimento

Os desafios devem ser vistos como oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

 

6. Invista continuamente no seu desenvolvimento profissional

Reconhecer o próprio valor e investir em seu desenvolvimento é essencial para alcançar metas e se destacar no mercado de trabalho.

 

7. Invista em seu bem-estar físico e emocional

Uma mente saudável e equilibrada é essencial para o sucesso profissional.

 

8. Mantenha-se ético

Aja com integridade e ética em todas as suas interações profissionais; isso contribui para uma imagem profissional sólida e confiável.

 

 

Ao praticar a autovalorização profissional, você estará não apenas impulsionando sua própria carreira, mas também contribuindo positivamente para sua imagem profissional e para o sucesso de sua equipe, da organização e conquistar o crescimento desejado na carreira.

 

Lembre-se: o primeiro passo para que os outros valorizem seu trabalho é você mesmo reconhecer o seu valor.

 

 

CONQUISTAS E RESULTADOS PARA DESTACAR E SE VALORIZAR

 

Ao destacar conquistas e resultados como esses em suas interações com a empresa, seja em avaliações de desempenho, reuniões de equipe, no seu currículo, perfil LinkedIn ou em entrevistas de emprego, você estará demonstrando seu valor e seu impacto positivo na organização, o que geralmente resulta em feedback mais positivo e oportunidades de crescimento profissional.

 

Esses resultados geralmente justificam o “Por que eu deveria te contratar?” ou “Porque eu mereço ser promovido”.

 

⭐ Aumento de vendas ou receita

Alcançar um aumento significativo nas vendas ou na receita da empresa é uma conquista valiosa que demonstra sua capacidade de impulsionar os resultados financeiros.

 

⭐ Redução de custos

Identificar e implementar medidas que levam a uma redução eficaz nos custos operacionais da empresa é outra conquista apreciada. Isso também pode envolver otimização de processos.

 

⭐ Melhoria da eficiência operacional

Se você conseguiu implementar mudanças que resultaram em uma operação mais eficiente e suave, isso é altamente valorizado pelas empresas. Pode incluir a simplificação de processos, a automação de tarefas repetitivas ou a introdução de novas tecnologias para melhorar a produtividade da equipe.

 

⭐ Desenvolvimento e lançamento bem-sucedido de produtos ou serviços

Se você esteve envolvido no desenvolvimento e lançamento de um novo produto ou serviço que foi bem recebido pelo mercado e trouxe resultados positivos para a empresa, essa é uma grande conquista que será reconhecida.

 

⭐ Gestão eficaz de projetos

Se você liderou ou participou de um projeto que foi concluído dentro do prazo e do orçamento, entregando os resultados esperados com sucesso, isso demonstra suas habilidades de gerenciamento de projetos e sua capacidade de alcançar metas.


⭐ Melhoria da satisfação do cliente

Se você contribuiu para aumentar a satisfação do cliente por meio de um serviço excepcional, resolução eficaz de problemas ou implementação de feedback do cliente, isso é altamente valorizado, pois clientes satisfeitos tendem a ser clientes fiéis e a gerar recomendações positivas.

 

Interessante sempre apresentar esses resultados com fatos e dados numéricos, para dar a dimensão do impacto, valor e/ou volume.

 

 

PEQUENAS CONQUISTAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA

 

Nem toda conquista precisa sem grande ou medida em números ou estatísticas. Embora as próximas conquistas possam parecer pequenas individualmente, elas têm um impacto significativo no sucesso geral da empresa e podem melhorar consideravelmente seu feedback e reconhecimento dentro da organização.

 

 

⭐ Cumprimento de prazos

Entregar projetos ou tarefas dentro do prazo estabelecido mostra comprometimento e organização, o que é altamente valorizado pelas empresas.

 

⭐ Precisão e qualidade do trabalho

Demonstrar precisão e qualidade consistentes em suas entregas, seja em relatórios, apresentações ou projetos, mostra profissionalismo e contribui para a reputação da empresa.

 

⭐ Iniciativa e proatividade

Tomar a iniciativa para resolver problemas ou identificar oportunidades de melhoria, mesmo que pequenas, sem a necessidade de supervisão constante, demonstra sua capacidade de autogestão.

 

⭐ Colaboração eficaz

Trabalhar bem em equipe, oferecendo suporte aos colegas, compartilhando conhecimento e contribuindo para um ambiente de trabalho positivo, demonstra habilidades de comunicação e colaboração.

 

⭐ Recebimento de feedback e implementação de melhorias

Estar aberto a receber feedback construtivo e demonstrar disposição para implementar melhorias com base nesse feedback mostra sua capacidade de aprendizado contínuo e adaptação.

 

⭐ Atendimento excepcional ao cliente

Se você estiver em uma posição que envolva interações diretas com clientes, fornecer um serviço excepcional, resolver problemas de forma rápida e eficaz e deixar os clientes satisfeitos pode melhorar a reputação da empresa e aumentar a retenção dos clientes.

 

 Contribuições para a cultura da empresa 

Participar de eventos da empresa, compartilhar ideias e contribuir com a cultura corporativa, como por exemplo, mentorando novos funcionários ou participando de iniciativas de responsabilidade social corporativa, mostra seu comprometimento com a empresa.



Sou Cris Moutella, Mentora de Carreira, Recolocação e Empoderamento, Especialista em currículo e LinkedIn estratégico, Palestrante, fundadora e administradora do grupo de vagas Precisamos Trabalhar e produtora de conteúdo de temas sensíveis para quem busca por trabalho, emprego ou está em transição de carreira.


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