O LinkedIn não é uma plataforma de empregos nem milagres, mas para profissionais que procuram conexões e relacionamentos profissionais para fins de carreira e negócios, é a maior rede profissional do mundo, com mais de 700 milhões de integrantes. Para quem busca recolocação e já está alinhado com as exigências do mercado de trabalho, possui autoconhecimento, está atualizado e só falta mesmo a oportunidade certa na hora certa, há muitas na plataforma. Para os que estão em processo de melhoria e com dificuldades de recolocação, conhecer e frequentar a ferramenta é fundamental. Não dá para ficar de fora se quiser uma carreira de valor. O LinkedIn é para todos. E precisando de ajuda, existem pessoas dispostas a ajudar.
Conheça os 7Cs do LinkedIn, os segredos que vão ajudar você a atrair pessoas e se tornar interessante no LinkedIn.
1. Configurar
Para ganhar visibilidade no LinkedIn, seu perfil precisa ter todos os dados preenchidos, o que chamamos de Perfil Campeão.
Preocupe-se em preparar um Resumo que deixe claro seus objetivos profissionais, seus pontos altos da carreira, resultados entregues, interesses e principais experiências que validem seus objetivos.
Configure também o acesso e a visualização de seus dados, para facilitar a comunicação entre você e seu público-alvo.
2. Criar conteúdo
A Produção de Conteúdo é uma das formas mais eficazes de se gerar engajamento, além de ser uma ótima estratégia para você demonstrar e compartilhar seus conhecimentos.
Para você que busca recolocação, não pense que o LinkedIn só serve para buscar vagas e aguardar um recrutador encontrar o seu perfil.
Escreva sobre o que é relevante para você. Conteúdos de qualidade enriquecem sua experiência e atraem as pessoas certas. Também vale falar sobre lições aprendidas, vivências e temas motivacionais.
3. Conectar
O foco do LinkedIn é gerar conexões e relacionamentos entre profissionais. Graças à plataforma, você pode conhecer pessoas sem barreiras geográficas, hierárquicas e de agenda.
Faça contatos qualificados e atraia pessoas das suas áreas de atuação e de interesse.
Mande convites personalizados.
Participe de Grupos.
Siga influenciadores.
Siga Empresas, incluindo as pequenas.
Conte histórias inspiradoras.
4. Curtir
Dedique alguns minutos do seu dia para analisar seu feed, curtir e até salvar as publicações que gostou. Suas conexões agradecem - elas também gostam quando você valoriza seus conteúdos.
Curtir publicações fora dos seus objetivos atrai um público que não é o seu alvo, dispersa seu foco profissional e mostra um falso engajamento no post curtido.
Você pode melhorar a qualidade dos conteúdos que chegam até você ignorando, parando de seguir a pessoa ou denunciando uma publicação.
5. Comentar
Leu um post, gostou do conteúdo e gostaria de expressar sua opinião? Comente! Desde que seja relevante aos seus objetivos profissionais ou do interesse do seu público-alvo.
Quando você comenta, independentemente do que escreve, é um comentário. Como o algoritmo do LinkedIn não diferencia o que foi escrito, um post com centenas de comentários e curtidas é entendido como "com alto engajamento", independente do teor do conteúdo.
Você atrai para o seu feed o mesmo tipo de conteúdo que curte, comenta e compartilha.
6. Compartilhar
Quando encontramos conteúdo do interesse de nossas conexões ou público-alvo, vale a pena compartilhar. É uma forma de valorizar o que outras pessoas fizeram.
Podem ser posts das suas conexões, de Empresas, links externos, notícias, vídeos, mídias ou qualquer outro conteúdo de valor para as pessoas das suas áreas de atuação ou de interesse.
Inclua sempre sua perspectiva única, seu ponto de vista e pensamentos sobre o conteúdo que está compartilhando. Isso pode estimular conversas e fornecer informações críticas para as pessoas.
7. Comunicar com constância
O LinkedIn é feito por e para pessoas. E todo ser humano gosta de atenção, amigos, lembranças, parabéns, reconhecimentos, respeito e cordialidade.
Veja suas notificações diariamente para não perder a oportunidade de fortalecer laços com quem posta, compartilha, faz aniversário, foi promovido ou conseguiu um emprego.
Publique posts ou artigos, participe de grupos e mantenha sua relevância e networking com frequência.
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