Dicas / Blog

2021 está aí, e agora?



O ano de 2020 nos trouxe a necessidade do isolamento, do home office e grandes aprendizados como capacidade de adaptação e inovação, habilidade para enfrentar crises, maior contato com quem amamos, menos poluição e a acelerada da transformação digital. Muitas mudanças econômicas e sociais, alterando drasticamente todos os setores da economia e os hábitos pessoais de todos sobre a face da terra. Ficamos mais humanizados e tecnológicos em curto espaço de tempo.

Menos empregos, salários reduzidos e mudanças nos benefícios nos fazem sentar para negociar novas formas de contratações, relações de trabalho e ganha-ganha.


Trabalho por projetos, prestação de serviços, trabalho temporário, empreendedorismo, freelas e bicos tornaram-se a solução para milhões de brasileiros, que não encontram na relação CLT uma solução disponível ou digna para seu sustento.

A tendência é o aumento da contratação por projetos. Metade dos gestores que contrataram profissionais por projetos durante a pandemia disseram que vão explorar mais esse modelo de contratação no futuro para cargos de analistas a diretores.


Por outro lado, os que conseguem um lugar ao sol, têm encontrado empresas com gestão mais humanizada, lideranças focadas no desenvolvimento de suas equipes e RH´s mais preocupados com a seleção dos novos funcionários e retenção de seus talentos.



Mas tudo isso tem um preço. Ser selecionado como candidato em um processo seletivo requer passar por um funil que inclui testes em sistemas de rastreamento de candidatos (robôs/ATS), entrevistas, dinâmicas e o que mais as empresas conseguirem criar e inovar para conseguir os melhores.


Em paralelo, temos milhões de brasileiros demitidos, muitos com anos na mesma empresa ou acostumados a determinado nível de exigência, que se veem - de repente - desqualificados ou despreparados para as novidades trazidas pelas inovações e pela transformação digital, aceleradas pela pandemia. Pegos de surpresa, precisam rebolar dentro das empresas para manter seus empregos ou se desesperam, aumentando a taxa de desemprego do país.


Entre todos esses, enfrentamos problemas de ofertas de vagas com muitas exigências e salários baixos, além de restrições não declaradas, porém eliminatórias, como idade, maternidade, filhos, sexo, raça, entre outros.


Nesse cenário, há os que desistem, os que não conseguem ver luz no fim do túnel, os que acham que veem a luz insistindo no caminho errado e os que, mesmo sem ver luz, conhecem o caminho certo e persistem, certo de que, de um jeito ou de outro, conseguirão. Pertenço a esse último grupo. Os resilientes, persistentes, determinados e focados, os que vão mudando o caminho, se adaptando e se preparando conforme necessário, até encontrar uma luz.


Nada é 100% certo, verdadeiramente definitivo e inabalável. Precisamos estar sempre preparados para contingências, emergências e novas situações. Ninguém estava preparado para uma pandemia, mas quem se preparou para uma emergência se saiu melhor do que quem nem pensou no assunto.


É nesses momentos que a gente precisa estar ligado nas competências e habilidades necessárias para:

  • Concorrer a uma vaga;

  • Manter o emprego;

  • Ser promovido;

  • Empreender;

  • Fazer negócios;

  • Sobreviver.

Não importa o que você vai ser ou fazer na vida; se quiser ter valor para as pessoas que estão à sua volta, fique ligado nas tendências.


SEJA MAIS HUMANO

Procure ter empatia pelo sentimento do outro. Você não precisa ter passado pelo mesmo, para entender o que uma pessoa está passando. Apenas pense “e se fosse comigo?”, “como eu gostaria de ser tratado?”.




SEJA MAIS DIGITAL

Procure manter-se atualizado tecnologicamente. Busque informações por conta própria sobre como fazer melhor o que você já faz. Otimize seu trabalho e sua vida.





MELHORIA CONTÍNUA

Sempre podemos fazer melhor o que já fazemos bem. Isso pode significar fazer mais bonito, com mais qualidade, mais econômico, rápido, eficiente ou eficaz. Bom para você, melhor ainda para quem você trabalha.



VALORIZE SEU TRABALHO

De que adianta você fazer um trabalho maravilhoso e ninguém ficar sabendo? É para ter orgulho sim, saber contar, para quem e como. Procure sempre demonstrar a quem precisa saber que você resolve problemas, entrega além do esperado, tem ótimas ideias e traz resultados.




COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


  • Comunicação, pensamento estratégico, agilidade, inovação e adaptabilidade devem ser aprimoradas continuamente.

  • Inteligência emocional: diferencia você das máquinas, que só têm a artificial. Então, não perca a cabeça! Bom senso, paciência, respira, inspira, não pira.

  • Pensamento crítico: você só consegue criticar o que domina. Algo só será óbvio e lógico para você quando seu conhecimento sobre o assunto for maior do que o da maioria das pessoas.


  • Aprendizado contínuo: seja curioso com tudo o que não souber. Procure aprender sobre tudo à sua volta.

  • Resiliência: mais do que se adaptar às mudanças, você precisa se manter inteiro e produtivo, apesar das pressões do dia a dia.

  • Flexibilidade: rapidamente se adaptar a mudanças e transformações, mesmo que impactado por elas.

  • Dedicação: manter-se produtivo apesar dos problemas.

  • Colaboração e trabalho em equipe: ensinar, aprender, ouvir e apoiar o time.



  • Capacidade de trabalhar em ambiente virtual: adaptar-se ao trabalho remoto e às relações virtuais.

  • Negociação: conciliação de diferenças, importante para todo profissional.

  • Alfabetização transcultural: habilidade para operar em diferentes contextos culturais e entender conceitos em várias disciplinas.

  • Inteligência social: capacidade de conectar-se aos outros, de sentir e estimular reações.

  • Gerenciamento de informações: saber discernir e filtrar informações importantes, entendendo como maximizar as funções cognitivas (percepção, atenção, memória, linguagem, saúde mental e funcional).

  • Orientação para servir: empatia e vontade de ajudar os outros.

  • Gerenciamento do tempo: capacidade de fazer a autogestão e ser produtivo em suas atividades.


OS ROBÔS VÃO SUBSTITUIR OS HUMANOS?


Atividades repetitivas tendem a ficar a cargo das máquinas justamente para que as capacidades essenciais do ser humano possam ser melhor aproveitadas, tornando o trabalho mais produtivo.


Se seu trabalho é repetitivo ou pode ser substituído por uma máquina, comece a pensar em como passá-lo para uma máquina (automatização) e como inovar seus processos trazendo benefícios para a empresa (redução de custos, aumento do faturamento, melhoria do desempenho, maior produtividade etc).



E QUAL O SEGREDO PARA A RECOLOCAÇÃO?



Um profissional com #autoconhecimento sente-se mais seguro para decidir quais são as vagas adequadas para ele e se seu currículo está respondendo à vaga. Saberá também gravar um vídeo currículo, responder e fazer as perguntas certas nas entrevistas online e presenciais.


Um profissional que conhece seus #pontosfortes, usa suas #forças para sentir-se mais seguro e argumentar melhor. Também não tem vergonha de ter dúvidas e perguntar, porque sabe que não é perfeito e que para ser bom ele precisa errar, aprender e melhorar continuamente.


Um profissional que reconhece suas #fraquezas e as #ameaças externas pode trabalhar para transformá-las em #oportunidades de desenvolvimento e #crescimentoprofissional.


Conhecendo os negócios, o mercado e as empresas que lhe interessam, ganha mais conhecimento, que gera mais segurança e eleva a autoestima.


Então, qual é o segredo para se recolocar?


1. Conheça a si mesmo e não se esconda nas suas próprias sombras.


2. Depois disso, um bom currículo, um perfil campeão e uma boa estratégia de recolocação com marketing pessoal. Tudo isso você pode aprender nos conteúdos gratuitos disponíveis na Trilha da Recolocação.


3. Não está funcionando? Mude a estratégia ou retorne ao item 1.




Fontes:

. https://blog.runrun.it

. https://folhadirigida.com.br/mais/noticias/carreira/cargos-em-alta-2021

. https://www.revistaebs.com.br/rh-e-treinamento/tendencias-para-rh-no-mundo-pos-covid-19/

. https://www.roberthalf.com.br/guia-salarial



É proibida a cópia parcial ou total desse conteúdo sem a autorização expressa do autor. Lei 9610/98.


Consultora de Carreira, Desenvolvimento Profissional e Transformações Pessoais. Mentora, Instrutora e Escritora. Ajudo pessoas a tornarem-se a melhor versão de si mesmas através de autoconhecimento, protagonismo e marketing pessoal.

Entre em contato - linkedIn.com/in/crismoutella - Instagram @crismoutella - Canal Youtube


#consultoradecarreira #transformaçõespessoais #crismoutella #dicascrismoutella #dicasdacris





Posts recentes

Ver tudo