1 de jun de 2019

Como posso valorizar o meu currículo?

Atualizado: 28 de set de 2019

Seu currículo é a chave para você ser selecionado no primeiro filtro, seja ele um banco de dados, um e-mail ou um recrutador. 

Além de ter o perfil adequado para a vaga, você precisa saber apresentar suas qualificações e competências. Em alguns segundos, tem que convencer o recrutador de que você é, possivelmente, a pessoa certa para aquela função. 

Valorize seu currículo e mostre quem você realmente é.

CABEÇALHO

Comece seu CV com seu nome destacado, seu objetivo (cargos/funções), telefone com ddd, cidade, estado e e-mail. Nada de endereço, documentos, estado civil, data de nascimento, idade ou foto, a não ser que sua profissão exija.

RESUMO

Prepare-se para escrever a parte mais importante do seu currículo, o seu Resumo, onde quem lê espera encontrar as informações mais relevantes sobre você. E se não gostar do que está lendo, seu CV será descartado antes de chegarem ao final.

Resuma suas principais experiências profissionais e foque nos resultados entregues, no que você fez pelas empresas e foram pontos altos na sua carreira.

Destaque ações, projetos e resultados numéricos. Não perca tempo detalhando tarefas ou responsabilidades. Destaque também as habilidades que possui e utilizou para alcançar esses resultados.

Dê exemplos de projetos, conquistas e prêmios. Não esqueça dos seus talentos, conhecimentos técnicos, de informática e idiomas. Se tiver alguma experiência no exterior, inclua também.

Seu Resumo tem que ser atraente e engajado! Utilize palavras chave relacionadas à sua carreira, profissão e trabalho, bem como às suas habilidades e competências. Você é encontrado através das buscas por palavras chave que recrutadores e headhunters utilizam no LinkedIn e em bancos de vagas para encontrar você. Quanto mais palavras chave você utilizar, maior sua chance de ser encontrado.

FORMAÇÃO

Relacione sua formação, da mais recente para a mais antiga, informando o título, local e ano de conclusão. Se estiver cursando, coloque o ano previsto de conclusão.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Detalhe sua experiência profissional, da mais recente para a mais antiga, colocando o cargo em destaque, o período e o nome da empresa. Descreva sua experiência e atividades, sempre focando nos resultados e nas entregas. Destaque os projetos em cada empresa.

Elencar tarefas não é um diferencial e não vai vender os seus talentos.

Não esqueça de utilizar as palavras chave relacionadas à sua profissão e às competências necessárias para exercê-la.

Pode se limitar aos últimos 3 cargos ou aos últimos 10 anos.

CURSOS

Relacione cursos extracurriculares relevantes, em ordem decrescente de data, informando nome do curso, local e ano.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS

Se você tiver outras experiências relevantes, como intercâmbio, viagens, voluntariado ou atividades paralelas que possam agregar valor ao seu currículo, aqui é o lugar.

ATENÇÃO!

  • Enviar seu CV sem ter as qualificações exigidas pela vaga é perda de tempo!

  • Tente não passar de 2 folhas, no máximo 3.

  • Não minta.

  • Não erre. Erros de português são imperdoáveis.

  • Revise tudo! Até o número do seu telefone.

SUCESSO!

Ajudo você a destacar seu currículo, melhorar sua carreira e atingir seus objetivos. Entre em contato.

#crismoutella #consultoradecarreira #transformaçõespessoais

    0